Repositorio Dspace

Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Marfuz, Luiz César Alves
dc.contributor.author Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
dc.creator Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
dc.date.accessioned 2014-10-30T12:44:49Z
dc.date.available 2014-10-30T12:44:49Z
dc.date.issued 2014
dc.date.submitted 2014
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487
dc.description.abstract Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura. pt_BR
dc.description.abstract This research deals with the relations between contemporary theater and the “deviant” sexual identities. Taking as objects of analysis the plays Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), it’s goal is to investigate how the forms assumed by the scene in the present convey a crisis of identity categories wich is reflected in the representations of sexual experiences out of the norm. To this end, we present a description of the plays and then we explore how these works articulate the signs on the stage, establishing a crisis of meaning. The theoretical frame here used dialogues with important elaborations on the scene of the present such as the notions of performative theater, documentary theater, biodrama, autobiography, theatricality; and crucial tools to the discussion of identities, such as the concepts of performativity, (dis)identification, subalternity and queer. Also do not escape the debate aesthetic categories such as grotesque, laughter, irony and camp. Taking sexual identities in their discursive aspect, this study considers that the contemporary stage, as a machine in producing representations, questions rather than states, knowledges and stable meanings about the sexual “deviant”, assuming an important role in dismantling/displaying devices of power that operate over that figure. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Teatro Contemporâneo pt_BR
dc.subject Teatro Documentário pt_BR
dc.subject Biodrama pt_BR
dc.subject Teatralidade pt_BR
dc.subject Performatividade pt_BR
dc.subject Queer pt_BR
dc.subject Identidades Sexuais pt_BR
dc.subject (Des)identidades pt_BR
dc.title Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referees Martins, Ferdinando Crepalde
dc.contributor.referees Schaffner, Carmen Paternostro
dc.contributor.referees Vilhena, Deolinda Catarina França de
dc.contributor.referees Silva, Hebe Alves da
dc.publisher.departament Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.publisher.departament Escola de Teatro pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.publisher.initials UFBA/PPGAC pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Teatro pt_BR
dc.subject.cnpq Performance pt_BR
dc.subject.cnpq Estudos de Gênero e Sexualidade pt_BR
dc.subject.cnpq Antropologia pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem