Resumo:
Compreendendo que a investigação sobre a Difusão Social do Conhecimento no contexto
contemporâneo implica em problematizar a própria concepção de conhecimento e reconhecer
a singularidade dos sujeitos em seus processos cognitivos de construção e elaboração do
conhecimento, este trabalho propõe um olhar complexo e multirreferencial para a Difusão
Social do Conhecimento, investigando-a em suas relações com os potenciais, implicações e
funções dos processos cognitivos, na perspectiva de que, é no interior destes que a Difusão
efetivamente ocorre, em sua trama psicológica, sociocultural, política etc., relacionando-se de
modo fundamental com a autonomia e o papel ativo do sujeito. O olhar sobre a Difusão do
Conhecimento está aqui posto no sujeito e na forma como este percebe, interage, atua,
constrói o conhecimento em busca contínua pela conservação da autopoiese (MATURANA e
VARELA), experienciando a construção do autoconhecimento em sua forma singular de seraparecendo-
desaparecendo (GALEFFI) e na constante busca pela Libertação, que só se
alcança através da Conscientização (FREIRE). Tendo como objetivo a investigação dos
processos cognitivos que ocorrem em ambientes com mediação telemática, buscando
identificar características singulares comuns a estes ambientes, desenvolve uma Metodologia
específica para Análise Cognitiva em contextos telematicamente mediados, que possibilite o
estudo e acompanhamento destes processos, considerando os sujeitos em sua singularidade e
reconhecendo a dimensão política presente nas interações e produções humanas. Compreende
o escopo desta investigação, elaborações teóricas sobre os campos conceituais:
Conhecimento, Cognição, Ambientes telemáticos / TIC contemporâneas e Difusão Social do
Conhecimento, pautando-se na perspectiva complexa, multirreferencial e polilógica de ciência
e conhecimento científico, que se exercita como construção humana de uma sociedade
implicada com a afirmação da diversidade e a busca da equidade.