DSpace

RI UFBA >
Escola Politécnica >
Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU) >
Dissertações de Mestrado (MEAU) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9984

Title: Desafios e alternativas para a gestão ambiental em pequenas empresas:uma análise do programa de qualificação de fornecedores da FIEB.
Authors: Lopes, José Rafael Nascimento
???metadata.dc.contributor.advisor???: Ferreira, Emerson de Andrade Marques
Keywords: Gestão ambiental;Micro e pequenas empresas - fornecedores;Barreiras;Motivadores;Sustentabilidade;Environmental management;Small and medium enterprises (SME);Barriers;Drivers;Sustentability;Controle ambiental
Issue Date: 2010
Abstract: As organizações têm considerado a responsabilidade socioambiental como uma importante diretriz para definir as estratégias corporativas, devido aos riscos ambientais das suas atividades. Portanto, adotar práticas de gestão com foco na produção mais limpa e no consumo sustentável, envolvendo todo o processo produtivo e a cadeia de fornecedores, é de suma importância para a sobrevivência dos negócios. Este trabalho teve como objetivo identificar as principais iniciativas de gestão ambiental, os fatores motivadores, as barreiras e dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas para melhorar o desempenho ambiental. Para tanto, realizou-se um estudo de caso do Programa de Qualificação de Fornecedores, coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Uma amostra de empresas envolvidas com o programa foi estudada, bem como a realização da pesquisa bibliográfica a partir de fontes primárias e secundárias. Verificou-se que a conscientização socioambiental, atendimento à legislação e a redução de resíduos são os motivos que mais influenciam as organizações para envolver-se num projeto de implantação de práticas de gestão ambiental. Já a falta de recursos, a percepção dos requisitos normativos como muito burocráticos e a falta de competência da equipe são as maiores barreiras. Dentro do universo pesquisado, as iniciativas ambientais mais utilizadas pelas empresas para melhorar o desempenho ambiental são: Política Ambiental, Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) e a Avaliação de Impacto Ambiental. Todos os dados analisados no referencial teórico revelaram que a o atendimento aos requisitos do cliente é o principal motivador de pequenas e médias empresas para melhorar o desempenho ambiental, embora esse fator não tenha sido indicado nesta pesquisa como o mais importante. Além disso, a escassez de recursos, não apenas a financeira alegada, mas também a de pessoas são as grandes barreiras a serem superadas. Finalmente, a partir das conclusões obtidas, foram recomendadas alternativas para a implantação da gestão ambiental nas pequenas e médias empresas, além de ações de melhorias para o Programa de Qualificação de Fornecedores.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9984
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (MEAU)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
José.pdf660.47 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA