DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9693

Title: Hipertensão arterial e doenças cardiovasculares como causas de concessão de aposentadoria por invalidez no Brasil.
Authors: Cezário, Antonio Carlos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lessa, Ines
Keywords: Cardiovascular diseases;Retirement;Previdência social;Prevalência;Hipertensão arterial;Doença cardiovascular;Incapacidade;Aposentadoria;Saude coletiva;Disability;High blood pressure;Prevalence;Social security
Issue Date: 2008
Publisher: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
Abstract: As doenças cardiovasculares são as mais prevalentes na população adulta brasileira e, como tal, devem contribuir com peso importante nas causas de concessão de benefícios por incapacidade. OBJETIVO: analisar e discutir a participação da hipertensão arterial e doenças cardiovasculares como causas de concessão de aposentadorias por invalidez. MÉTODOS: Estudo descritivo, com bases em dados secundários dos registros de aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional de Seguridade Social. Tem como categorias de análises o Brasil e suas regiões e o período de estudo foi de 1998 a 2005. Foram calculadas prevalências em relação ao número de contribuintes e apresentadas as séries temporais. RESULTADOS: As doenças cardiovasculares são as principais causas de aposentadoria por invalidez (27,2%) em todos os anos de estudo e as concessões vem aumentado desde 2001 em todas as regiões. CONCLUSÕES: os resultados colocam as doenças cardiovasculares e especificamente, a hipertensão arterial como principal problema de saúde também para o sistema deseguro social e aumentam o conjunto de argumentos para sua prevenção.
Description: p. 1-39
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9693
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Antonio Cezario.pdf214.12 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA