https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9168
Tipo: | Dissertação |
Título: | O curso técnico de música do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes na atuação profissional de seus egressos: uma abordagem sociohistórica |
Autor(es): | Leite, Jaqueline Câmara |
Autor(es): | Leite, Jaqueline Câmara |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo central compreender a importância do Curso Técnico de Música do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes para a atuação profissional de seus egressos. Pesquisa o significado dessa formação para construção e/ou ampliação de saberes musicais e conhecimentos ligados ao mundo do trabalho, assim como seu valor para a inserção e permanência no mercado de trabalho. A metodologia utilizada é a investigação qualitativa, com abordagem sociohistórica. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três professores de música, envolvidos no Curso, e com quatro egressos, que também responderam a um questionário socioeconômico. Documentos oficiais e não-oficias impressos ou publicados na WEB, também foram utilizados como fonte de dados. Ao adotar uma abordagem sociohistórica, fez-se necessário reconstruir a história do curso, apresentando sua relação com o contexto educacional do país. Levando em consideração este contexto, assim como as especificidades do curso e a conjuntura sociohistórica pessoal de cada egresso colaborador, suas vozes foram ouvidas e analisadas a partir da fundamentação teórica escolhida. Os resultados apontam a relevância da formação musical escolar para a apropriação de bens culturais enquanto bens simbólicos, assim como a necessidade de uma educação musical que vise à emancipação de músicos trabalhadores, diante da situação de precarização das condições de trabalho. |
Palavras-chave: | Educação Musical Trabalho e educação Educação Profissional |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9168 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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