Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9151
Tipo: Tese
Título: As juremeiras da nação Xambá (Olinda, PE):músicas, performances, representações de feminino e relações de gênero na jurema sagrada
Autor(es): Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Autor(es): Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Abstract: Este trabalho tem como foco as músicas e performances das entidades espirituais femininas da jurema, assim como, as relações de gênero e poder presentes no universo religioso deste culto praticado no Ilê Axé Oyá Meguê de nação Xambá (Olinda , PE) e casas de jurema lideradas por filhas-de-santo deste terreiro: as juremeiras. A jurema é um culto afro-indígena que tem na bebida sagrada de nome homônimo e na fumaça “xamânica” o que o povo-de-santo chama de “ciência” que cura os males do corpo e da alma. Este culto é muito praticado na região Nordeste do Brasil, e no contexto urbano está fortemente presente nos terreiros de xangô, de culto aos orixás. Na esfera humana, a maioria das casas de jurema ligadas ao terreiro de nação Xambá é liderada por mulheres. Na esfera divina, a jurema possui entidades femininas como as caboclas, as pretas-velhas, as ciganas, as mestras e as pombagiras. Cada uma destas entidades possui diferentes repertórios musicais e performances que serão analisadas aqui. Por fim, pretendo discutir a música do culto da jurema “no feminino” em duas perspectivas: como narrativa do divino e como narrativa do humano, mostrando como representações e agências divinas se entrelaçam com o humano compondo práticas cotidianas. Estas por vezes reafirmam binarismos de gênero, por vezes subvertem a ordem de gênero, sendo importante considerar gênero, raça/etnicidade, sexualidade, geração e classe como categorias analíticas relevantes para construir uma teoria musical na etnomusicologia sob uma perspectiva feminista.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9151
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese%20Laila%20Rosa%20seg.pdf6,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.