DSpace

RI UFBA >
Escola de Música >
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) >
Teses de Doutorado (PPGMUS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9127

Title: A abordagem Pontes no ensino de instrumento: três estudos de caso
Authors: Harder, Rejane
???metadata.dc.contributor.advisor???: Oliveira, Alda de Jesus
Keywords: Ensino de instrumento;Articulações pedagógicas;PONTES
Issue Date: 2008
Abstract: A presente pesquisa, através de estudos de caso, objetivou investigar a maneira como os professores de instrumento realizam articulações pedagógicas em sala de aula visando uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Estruturalmente, este texto está organizado da seguinte forma: Logo após a “Introdução” (capítulo um), que aponta e discute pesquisas em ensino de instrumento no Mundo Ocidental, incluindo pesquisas realizadas no Brasil, segue o capítulo dois, intitulado “Metodologia”, que apresenta o problema de pesquisa, bem como a metodologia utilizada para conduzir esta investigação. O terceiro capítulo, a título de “Revisão Bibliográfica” apresenta alguns dados e reflexões relacionadas ao Ensino de Instrumento. No quarto capítulo é apresentada a "Abordagem PONTES", de Alda Oliveira, como referencial teórico para a presente pesquisa. A referida abordagem aparece relacionada à articulação de diferentes aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem em música. Os capítulos cinco, seis e sete, são dedicados aos Estudos de Caso. Cada caso, referente a um professor, é apresentado individualmente em um capítulo, sendo que, em cada um desses capítulos (cinco, seis e sete), após a transcrição das aulas observadas, são apresentadas a análise de cada aula, as entrevistas com o professor e com o aluno e a seguir o cruzamento dos dados recolhidos, além do relato das concepções de cada aluno a respeito das características pedagógicas do seu professor. No capítulo oito, são efetuadas reflexões a respeito dos estudos de caso apresentados e no capítulo nove a “Conclusão” apresenta como resultados, as análises dos casos estudados que mostram diferentes propostas de articulações personalizadas pelos professores, considerando os novos saberes e habilidades a serem transmitidas a seus alunos, assim como a realidade do contexto artístico, educativo e social dos mesmos. Foi encontrada, na atuação dos professores estudados, características da “Abordagem PONTES”, a saber: Positividade, Observação, Naturalidade, Técnica pedagógica, Expressividade e Sensibilidade. Finalizando, são discutidas algumas das contribuições da presente pesquisa para o Ensino de Instrumento Musical, bem como para a formação continuada de professores de música. Ao final da conclusão são sugeridas novas pesquisas na área de Ensino de Instrumento.
Description: 312f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9127
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGMUS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese%20Rejane%20Harder%20seg.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA