Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8649
Tipo: Dissertação
Título: Jorge Amado e o novo romance latino-americano: processos de hibridação cultural em Dona Flor e seus dois maridos e O sumiço da santa
Autor(es): Romero, Dani Leobardo Velásquez
Autor(es): Romero, Dani Leobardo Velásquez
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar como se constrói o diálogo de Jorge Amado com a proposta teórica, ideológica e estética do Novo Romance Latino-americano, tendo como referência as obras Dona Flor e seus dois maridos (1966) e O sumiço da santa (1988). O trabalho se sustenta no campo teórico dos Estudos Culturais e apresenta, em primeiro lugar, a evolução e constituição do Novo Romance Latino-americano, assim como os diferentes elementos que o caracterizaram, trazendo à tona o papel do Brasil nesse movimento da narrativa latino-americana. Em segundo lugar, centra-se na figura do romancista baiano para identificar como através da sua vida e da sua obra, o escritor estabelece relações, interesses,preocupações e posicionamentos que o relacionam estreitamente com o Novo Romance Latino-americano. Por último, mostra como se configuram alguns processos de hibridação cultural, tais como o dialogismo, a carnavalização literária, o erotismo, o sincretismo e o realismo mágico ou maravilhoso, nas obras Dona Flor e seus dois maridos e O Sumiço da Santa.
Palavras-chave: Jorge Amado
Crítica e interpretação
Dona flor e seus dois maridos
Ana Rosa Neves Ramos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8649
Data do documento: 22-Fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dani Leobardo Velasquez Romero.pdf856,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.