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dc.contributor.advisorGomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras-
dc.contributor.authorFerreira, Valdinéia Barreto-
dc.creatorFerreira, Valdinéia Barreto-
dc.date.accessioned2013-01-16T19:42:14Z-
dc.date.available2013-01-16T19:42:14Z-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7950-
dc.description.abstractA literatura científica indica um ponto consensual em relação ao advento das tecnologias de comunicação e informação: as modificações ocorridas em toda sociedade e especialmente na comunidade científica depois do seu aparecimento. Sua utilização tem configurado uma mudança no comportamento dos pesquisadores no acesso e uso da informação científica. Diante desta constatação buscamos cumprir o nosso objetivo geral de estudo, que foi observar os hábitos e as necessidades que caracterizam o comportamento informacional dos pesquisadores doutores docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI no Brasil reconhecidos pela CAPES, no acesso e uso dos repositórios digitais durante o desempenho de suas atividades de ensino, pesquisa e comunicação do resultado das suas investigações. Para isto procuramos identificar e caracterizar os docentes dos PPGCI no Brasil reconhecidos pela CAPES; conhecer as principais preferências, hábitos e necessidades que caracterizam o comportamento desses docentes; examinar a receptividade desses docentes aos recursos informacionais eletrônicos, em especial aos repositórios digitais, averiguando sua familiaridade com o Movimento de Acesso Livre à Informação Científica e a cultura do autoarquivamento. Para alcançar tais objetivos foi utilizado o método de Sarvey com a aplicação de entrevista e questionários on-line e a realização da observação estruturada. Com os resultados coletados, caracterizamos a população de estudo; suas preferências, hábitos e necessidades informacionais; produção científica e a familiaridade em relação ao Movimento de Acesso Livre à Informação Científica bem como, os repositórios digitais e a cultura do autoarquivamento. Finalizamos fazendo um comparativo com o que era pretendido e os resultados obtidos considerando um salto satisfatório dentro dos objetivos propostos. Concluímos com este estudo que é necessário ir além da coleta de opiniões, buscando aprofundar o conhecimento dos hábitos e necessidades que caracterizam o comportamento informacional dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação. Para tanto é necessário avançar utilizando técnicas diferenciadas de coletas de dados como o incidente crítico ou o grupo focal. Nestes casos poderíamos não apenas observar o comportamento descrito pelos pesquisadores, mas obter dados mais minuciosos sobre a realidade do acesso e uso dos recursos informacionais eletrônicos, sobretudo opções contemporâneas surgidas no bojo do Movimento de Acesso Livre à Informação Científica, como é o caso dos periódicos científicos eletrônicos e dos repositórios digitaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectRepositórios digitaispt_BR
dc.subjectAcesso e uso da informaçãopt_BR
dc.subjectAcesso livre à informação científicapt_BR
dc.titleAcesso e uso dos repositórios digitais: comportamento informacional dos pesquisadores da Ciência da Informação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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