DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6851

Title: Epidemiologia e gestão: análise da mortalidade materna em Aracaju
Authors: Borges, Cristiani Ludmila Mendes Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor???: Costa, Maria da Conceição Nascimento
Keywords: Mortalidade Materna;Condições de Vida;Desigualdades em Saúde;Gestão de Sistemas de Saúde
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação sob a forma de Artigo apresentada ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Saúde Coletiva/Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
Abstract: Para analisar a mortalidade materna (MM) em Aracaju (SE), 2000-2010, realizou-se estudo transversal tendo como fontes de dados o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), Relatórios do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna e Censo Demográfico de 2000/IBGE. Calculou-se Razão de Mortalidade Materna/RMM para o município e condição de vida. Coeficiente de correlação de Spearman verificou a relação entre RMM e variáveis selecionadas. A RMM foi crescente no período e apresentou média de 83,3/100.000NV. O risco de morte foi maior em maiores de 30 anos e no estrato de baixa/muito baixa condição de vida (103,9/100.000). Óbitos de solteiras, raça preta/parda, com menos de oito anos de estudo foram mais frequentes. Não foram registrados óbitos maternos no estrato de elevada condição de vida. Transtornos hipertensivos (17,2/100.000), hemorragias (14,4/100.000) e infecções (14,4/100.000) foram as principais causas. Nenhuma variável analisada mostrou-se estatisticamente correlacionada com a mortalidade materna. A elevada MM em Aracaju é sugestiva de uma baixa resolutividade dos serviços de saúde, e também como uma cadeia de fatores que engloba a situação socioeconômica das mulheres e as desigualdades de gênero, classe e raça.
Description: Banca examinadora: Profª. Drª. Maria da Conceição N. Costa (orientadora); Profª. Drª. Alzira Maria D'Avila Nery Guimarães - UFS; Profº. Drº. Eduardo Luiz Andrade Mota - ISC-UFBA. Data de defesa 15 de março de 2012.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6851
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss MP. Cristiani Ludmila Borges.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA