https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6789
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA FORMAÇÃO DO ATOR: A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO PILATES |
Título(s) alternativo(s): | REPERTÓRIO: Teatro e Dança |
Autor(es): | Denovaro, Daniel Becker |
Autor(es): | Denovaro, Daniel Becker |
Abstract: | Este artigo pretende discutir a aplicação da educação somática na formação de atores e argumentar a inclusão do Método Pilates como uma prática que contribui para este campo de pesquisa. Oferece uma reflexão sobre a responsabilidade do ator sobre seu corpo e estimula os cuidados para manter um estado de saúde física. Relaciona os princípios da educação somática, a partir de autores como Sylvie Fortin, Márcia Strazzacappa, Débora Bolsanello, Yvan Joly, Marise Léo Pestana, Odette Guimond, entre outros. |
Palavras-chave: | Teatro Educação somática Método Pilates Preparação corporal de atores Théâtre Éducation somatique La méthode Pilates Préparation corporelle des acteurs |
Editora / Evento / Instituição: | REPERTÓRIO: Teatro e Dança |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6789 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EBA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
66.pdf | 497,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.