DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6771

Title: O processo de formulação da política de saúde mental: a experiência de Aracaju-Sergipe, 2001 a 2004
Authors: Barbosa, Simone Maria de Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor???: Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Keywords: Saúde Mental;Politica de Saúde;Formulação de Politicas;Ciclo de Políticas
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia, área de concentração em Gestão de Sistemas de Saúde, para obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: O reconhecimento da importância da saúde mental tem subsidiado a mobilização social em torno da formulação de políticas e programas específicos nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde. O objetivo desse estudo é analisar o processo de formulação da política de saúde mental no município de Aracaju, no período de 2001 a 2004, com base no referencial teórico do Ciclo de Políticas de John Kingdon, utilizando revisão documental e análise de entrevistas realizadas com informantes-chaves. Os resultados incluem a caracterização do contexto político-institucional da saúde e da saúde mental no município, o processo de formulação da política municipal de saúde mental, incluindo a identificação dos Atores, os problemas identificados e as propostas formuladas, a política efetivamente adotada, as facilidades e dificuldades do processo e algumas atividades que aconteciam em paralelo ao processo de formulação. Concluiu-se que esse processo de formulação só se tornou possível pela confluência de um conjunto de elementos favoráveis configurados no contexto político nacional, no âmbito do SUS, e, principalmente, pela mudança no cenário político municipal ocorrido com as eleições de 2000, que implicaram na indicação de um prefeito e um secretário de saúde sensível ao tema da saúde coletiva e da saúde mental propriamente dita que abriram espaço para abertura da agenda.
Description: Banca examinadora: ____________________________________________ Profª. Drª. Carmen Fontes Teixeira (Orientadora); Profª. Drª. Isabela Cardoso de Matos Pinto - (ISC/UFBA); Profª. Drª. Maria Thereza Ávila Dantas Coelho – (IHAC/UFBA). Data de defesa 02 de abril de 2012.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6771
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss MP. Simone Barbosa 2012.pdf962.13 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA