DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6758

Title: O apoio matricial no município de Aracaju-SE: a perspectiva dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial
Authors: Queiroz, Tais Fernandina
???metadata.dc.contributor.advisor???: Alves, Vânia Sampaio
Keywords: Reforma Psiquiátrica;Apoio Matricial;Atenção Básica;Saúde Mental
Issue Date: 2012
Publisher: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Saúde Coletiva.
Abstract: O movimento denominado Reforma Psiquiátrica tem como principal objetivo substituir o modelo de cuidado às pessoas com transtorno mental. Para tanto, busca o desenvolvimento de estratégias de intervenções que combinem o tratamento clínico especializado e a reinserção social. Nesta perspectiva, a proposta de apoio matricial surge como alternativa para articular esse modo de atenção à saúde mental. Dentro deste debate, o presente estudo intenta descrever a percepção dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) acerca do desenvolvimento das ações de saúde mental na atenção básica do município de Aracaju-SE. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 profissionais de nível superior dos CAPS da rede de atenção psicossocial. O conteúdo de tais entrevistas foi sistematizado através de uma matriz de análise construída a partir da revisão da literatura e dos objetivos específicos desta pesquisa. Através da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível identificar que as ações de apoio matricial são desenvolvidas de forma diversa nos CAPS, porém, em todos os serviços, estas ações podem ser caracterizadas pelo enfoque na assistência. Percebeu-se ainda que a postura de indiferença e desconhecimento dos profissionais da atenção básica a respeito do apoio matricial pode gerar conflitos na relação com a equipe dos CAPS, dificultando muitas vezes o acompanhamento do usuário ou até mesmo limitando o escopo das ações. Acredita-se na relevância deste estudo na medida em que poderá contribuir para qualificar as ações desenvolvidas pela rede de atenção psicossocial junto à rede de atenção básica em Aracaju, contribuindo assim para consolidar a reforma psiquiátrica no município.
Description: Banca examinadora: Profª. Drª. Vânia Sampaio Alves (orientadora)- CCS-UFRB; Profª. Drª. Mônica de Oliveira Nunes - ISC-UFBA; Profª. Drª. Maria Thereza Ávila Dantas Coelho -IHAC-UFBA. Data de defesa 23 de abril de 2012. _________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Vládia Jamile dos Santos Jucá Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia (IHAC-UFBA)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6758
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diss MP. Tais Fernandina 2012.pdf906.4 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA