Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6569
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alterações funcionais e histológicas das glândulas paratireóides após derivação jejuno-cólica: estudo comparativo em ratos
Título(s) alternativo(s): Acta Cirurgica Brasileira
Autor(es): Carreiro, Mario Castro
Matos, Ediriomar Peixoto
Goldenberg, Saul
Andrade, Zilton de Araújo
Barboza, Arion
Novo, Neil Ferreira
Juliano, Yara
Autor(es): Carreiro, Mario Castro
Matos, Ediriomar Peixoto
Goldenberg, Saul
Andrade, Zilton de Araújo
Barboza, Arion
Novo, Neil Ferreira
Juliano, Yara
Abstract: Com a finalidade de estudar as glândulas paratireóides durante a fase de redução ponderal, 48 ratos Wistar, machos, foram distribuídos em dois grupos. Os animais do Grupo1, no total de 28, foram submetidos à derivação jejuno-cólica. Os animais do Grupo2, no total de 20, foram submetidos à operação simulada. Estudaram-se, à microscopia óptica, os aspectos histológicos, e à microscopia eletrônica, os aspectos ultraestruturais. A função das glândulas paratireóides foi estudada mediante determinações séricas do Hormônio da Paratireóide - Parato-hormônio (PTH), Cálcio, Fosfato, Albumina e Proteínas Totais. Procedeu-se à avaliação da evolução ponderal e variação percentual, pesando-se os animais nos dias 7, 14, 21 e 28. A determinação sérica do PTH, Cálcio, Fosfato, Albumina e Proteínas Totais foi realizada antes dos sacrifícios e os estudados da microscopia, após os mesmos, nos 7o, 14o, 21o e 28o dias. Os valores do peso, da variação percentual e das dosagens bioquímicas e hormonais foram submetidos à análise estatística separadamente para cada grupo. Compararam-se também os Grupos 1 e 2 em relação aos valores das variáveis estudadas nos 7o, 14o, 21o e 28o dias do sacrifício. Os animais submetidos à derivação jejuno-cólica apresentaram progressiva perda ponderal demonstrada a partir do sétimo dia e os animais de controle, crescente ganho de peso a partir do 14o dia. A média dos valores das determinações séricas do PTH dos ratos submetidos à derivação jejuno-cólica foi maior do que dos animais-controle já a partir do 7o dia, embora estatisticamente significantes. Os valores séricos do fosfato só foram estatisticamente significantes no 21o dia, o da albumina no 14o, 21o e 28o dias e os das proteínas totais em todos os períodos. A média dos valores do cálcio foi menor nos animais-controle dos que nos submetidos à derivação jejuno-cólica, não sendo esse valores estatisticamente significantes. O estudo da microscopia eletrônica e óptica nos animais submetidos à derivação jejuno-cólica diferenciou dos encontrados nos animais-controle pela predominância das células principais, sendo que as células escuras predominam no 21o dia e as células claras no 28º dia.
Palavras-chave: Derivação Jejuno-cólica
Glândulas paratireóides
Hormônio paratireóideos
Ratos
Editora / Evento / Instituição: Acta Cirúrgica Brasileira/SOBRADPEC
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6569
Data do documento: 1997
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carreiro, Mario Castro.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.