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Tipo: Dissertação
Título: Estudo de gênero na disciplina ensino religioso em escolas confessionais de Salvador
Autor(es): Oliveira, Elizabete de
Autor(es): Oliveira, Elizabete de
Abstract: Esta dissertação analisa o tratamento das questões de gênero na disciplina Ensino Religioso em instituições confessionais de ensino – católicas e protestantes –de Salvador. Através da categoria analítica de gênero, proposta pela Teologia Feminista, desarticula-se o conhecimento da teologia tradicional, sistematizado como conhecimento neutro, abstrato e universal, e propõe a transitoriedade do conhecimento em suas múltiplas abordagens. Nesta perspectiva, a epistéme se fundamenta a partir do cotidiano e das experiências. Tendo esses pressupostos como referência teórica, o percurso deste trabalho inclui uma discussão, histórica e analítica, sobre os conceitos de gênero, religião e ensino religioso em uma sociedade fortemente androcêntrica, tanto na prática, como no seu discurso. Foi feita, também, uma análise dos programas das disciplinas, assim como os depoimentos de quatro professores e quatro professoras de colégios de classe média sobre suas práticas pedagógicas, desenvolvidas em sala de aula. Temas como aborto, patriarcado, corpo, violência doméstica, homossexualidade e sexualidade e Bíblia, os⁄as docentes revelam as suas reações diante do posicionamento alunos⁄as, muitas vezes diferentes dos que as instituições defendem. Percebese que as questões de gênero ainda são pouco presentes em sala de aula, e a leitura tradicional dos textos bíblicos é a referência mais adotada pelos professores, para dar conta das demandas dos alunos sobre suas experiências que envolvem gênero e sexualidade. Além disso, as construções das identidades de gênero são tidas como naturais, e não produto de uma sociedade patriarcal. Admite-se, em ambas as instituições, que as mulheres mudaram, nos últimos anos, suas trajetórias de vida, ao assumir posições públicas, mas há professores protestantes que defendem que elas devem, a qualquer custo, manter suas responsabilidades familiares, como mãe e esposa. Numa análise mais geral, as instituições católicas, em comparação às protestantes, proporcionam um ambiente mais dialogal com os alunos⁄as quando da discussão dos temas propostos por esta pesquisa e, conseqüentemente, os⁄as alunos⁄as sentem-se mais livres para expressar suas opiniões, mesmo que divergentes ao pensamento da Igreja Católica. Já entre os docentes das escolas protestantes, as questões de gênero são pouco discutidas, e quando postas em discussão, a autoridade da Bíblia, tal como é compreendida pelos teólogos tradicionais, é a “última palavra.” Conclui-se que as questões de gênero em sala de aula ainda são marcadas pelas dicotomias do certo-errado, profano-sagrado, homem-mulher, corpo-espírito, com possibilidades de mudança significativa de compreensão.
Palavras-chave: Gênero
Teologia
Ensino religioso
Escolas confessionais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6278
Data do documento: 7-Jul-2009
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