RI UFBA >
Instituto de Química >
Artigos Publicados em Periódicos (Quimica) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830
|
Title: | A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental |
Other Titles: | VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Authors: | Matos, Nívea Bárbara de Moraes Silva, José Luis de Paula Barros Tenório, Robinson Moreira |
Keywords: | cognição;operação mental;mediação;formação de professor;Programa de Enriquecimento Instrumental |
Issue Date: | Nov-2009 |
Abstract: | O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal. |
Description: | 12 p. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830 |
ISSN: | 2176-6940 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (Quimica)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|