DSpace

RI UFBA >
Instituto de Química >
Artigos Publicados em Periódicos (Quimica) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830

Title: A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental
Other Titles: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Authors: Matos, Nívea Bárbara de Moraes
Silva, José Luis de Paula Barros
Tenório, Robinson Moreira
Keywords: cognição;operação mental;mediação;formação de professor;Programa de Enriquecimento Instrumental
Issue Date: Nov-2009
Abstract: O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal.
Description: 12 p.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830
ISSN: 2176-6940
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Quimica)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
947.pdf88.27 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA