DSpace

RI UFBA >
Instituto de Física >
Artigos Publicados em Periódicos (FIS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435

Title: A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física
Other Titles: Ciência & Educação (Bauru)
Authors: Teixeira, Elder Sales
Freire Junior, Olival
El-Hani, Charbel Niño
Keywords: Abordagem contextual;Natureza da Ciência;Ensino de Física;Contextual approach;Nature of science;Physics teaching
Issue Date: 2009
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Description: p.529-556
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3435
ISSN: 1516-7313
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (FIS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
06.pdf209.9 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA