DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) >
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) >
Dissertações de Mestrado (PÓS-AFRO) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33298

Title: Instituições paramaçônicas na Bahia: o estudo de caso da Sociedade Monte Pio dos Artistas Cachoeiranos (1870-1890)
Authors: Silva, Miria Alves da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Parés, Luis Nicolau
Keywords: Assistencialismo;Maçonaria;Abolicionismo;Cachoeira, BA;Organização paramaçônica - Abolicionismo;Organização paramaçônica - Assistencialismo;Sociedade Monte Pio dos Artistas Cachoeiranos (SMAC);Fraternidade maçônica - Século XIX
Issue Date: 20-Apr-2021
Abstract: A fraternidade maçônica no século XIX propiciou a instalação de organizações paramaçônicas para os não-maçons que, apesar de seguirem as mesmas convicções filosóficas das lojas, estavam para além de suas ritualísticas. Esta dissertação é o estudo de caso de uma dessas instituições; a Sociedade Monte Pio dos Artistas Cachoeiranos (SMAC), fundada em 1874 na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano. Tinha por objetivo auxiliar seus sócios na invalidez, doença, prisão e na velhice, além de fornecer pensão vitalícia em caso de falecimento, para seus dependentes. Sócios maçons da Monte Pio fundaram a Loja Maçônica Capitular Caridade e Segredo, em 1878 naquela cidade. Assim como também constituíram pouco tempo depois a Sociedade Libertadora Cachoeirana (SLC). Tanto o Monte Pio quanto a Libertadora eram socialmente heterogêneas e, embora alguns de seus membros professassem os ideais abolicionistas, eram escravocratas. Também as diferenças políticas e ideológicas, entre conservadores, liberais e depois republicanos, se deixavam notar no seio dessas entidades assistencialistas e abolicionistas. Esta dissertação trata da superposição dessas instituições e da complexa trama de suas sociabilidades.
RÉSUMÉ La fraternité maçonnique au siècle XIX a conduit à l'installation d'organisations paramasoniques pour les non-maçons qui, malgré les mêmes convictions philosophiques des loges, étaient au-delà du ritualisme. Cette thèse est l’étude de cas de l'une de ces institutions; la Société Monte Pio dos Artistas Cachoeiranos (SMAC), fondée en 1874 dans la ville de Cachoeira, Recôncavo Baiano. Il était destiné à aider ses membres en cas d'invalidité, de maladie, de prison et de vieillesse, en plus de fournir une pension viagère en cas de décès, pour leurs personnes à charge. Les membres francs-maçons de Monte Pio ont fondé la Capitular Masonic Lodge Charité et Secret en 1878 dans cette ville. Tout comme ils ont également formé peu après la Sociedade Libertadora Cachoeirana (SLC). Monte Pio et Libertadora étaient tous deux socialement hétérogènes et, bien que certains de leurs membres professaient des idéaux abolitionnistes, ils étaient des esclavagistes. Aussi les différences politiques et idéologiques, entre conservateurs, libéraux et républicains plus tard, ont été remarquées au sein de ces entités sociales et abolitionnistes. Cette thèse traite de la superposition de ces institutions et du réseau complexe de leur sociabilités. Mots clés: Assistentialisme. Maçonnerie. Abolitionnisme. Cachoeira, Bahia.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33298
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PÓS-AFRO)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Miria_Cachoeira-Dissertação FINAL.pdf61.47 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA