Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33012
Tipo: Outros
Título: Mapeamento de coalizões envolvidas no desenvolvimento urbano: abordagem experimental através de técnicas de análise de redes
Autor(es): Pereira, Gilberto Corso
Silva, Maina Pirajá
Autor(es): Pereira, Gilberto Corso
Silva, Maina Pirajá
Abstract: O objetivo desse trabalho é testar a possibilidade de, através do uso de técnicas de análise de redes, mapear e caracterizar coalizões de poder que se formam entre agentes no processo de planejamento e gestão do espaço urbano e metropolitano. Como um dos problemas a ser enfrentados pela tentativa de operacionalização da teoria de Regimes Urbanos pode ser considerado o mapeamento de coalizões que são, via de regra, informais, consideramos que a análise a partir das redes que se formam entre agentes, e entre agentes e projetos, pode evidenciar, ou pelo menos possibilitar inferências que permitam realizar uma cartografia dessas coalizões. Essas coalizões são arranjos de poder, na maioria das vezes informais, e que podem ser efêmeros ou não. Visam manter e ampliar uma agenda de investimentos públicos, dirigindo-os a uma agenda particular, de crescimento econômico privado (RIBEIRO, 2017). Nesse sentido, o problema que se pretende abordar é como identificar as coalizões urbanas que atuam no desenvolvimento urbano na metrópole? Assim a escala de análise é o espaço metropolitano, e o trabalho pretende avaliar a possibilidade de uso de técnicas de análise de redes através de dois casos diversos mas complementares enquanto leitura das relações de poder que se estabelecem nas relações entre agentes públicos e privados. O primeiro caso analisará as PPPs - Parcerias Público Privadas, que se estabeleceram nos processos de gestão pública na RMS - Região Metropolitana de Salvador. O segundo caso analisará o financiamento de campanhas eleitorais na RMS.
Palavras-chave: Análise de redes (Planejamento)
Campaign funds - Salvador (BA)
City planning - Salvador (BA)
Fundos para campanhas eleitorais - Salvador (BA)
Network analysis (Planning)
Parceria público-privada - Salvador (BA)
Planejamento urbano - Salvador (BA)
Public-private sector cooperation - Salvador (BA)
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional; Observatório das Metrópoles
Citação: PEREIRA, Gilberto Corso; SILVA, Maina Pirajá. Mapeamento de coalizões envolvidas no desenvolvimento urbano: abordagem experimental através de técnicas de análise de redes. In: CONGRESSO OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES VINTE ANOS, 1., 2018, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional; Observatório das Metrópoles, 2019. p. 2163-2178.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33012
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ART_PEREIRA_Mapeamento de coalizões envolvidas no desenvolvimento urbano.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.