DSpace

RI UFBA >
Escola Politécnica >
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) >
Dissertações de Mestrado (PEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32663

Title: Estudo da dispersão atmosférica de poluentes originários da frota veicular em Salvador – BA.
Authors: Brandão, Paulo Victor Rocha
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fialho, Rosana Lopes Lima
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Albuquerque, Édler Lins de
Keywords: Inventário de emissões veiculares;Poluição atmosférica;Dispersão de poluentes do ar;Salvador
Issue Date: 21-Jan-2021
Abstract: A poluição atmosférica tem sido um dos principais temas de interesse no meio científico tendo em vista sua implicação na qualidade da saúde humana, dos ecossistemas e dos bens construídos, identificando- se com uma dimensão fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. O crescimento desenfreado das cidades, o aumento contínuo da população e a intensa industrialização são fatores que impulsionaram o cenário que temos hoje em dia. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo investigar a dispersão de poluentes originários de emissões veiculares na Região de Salvador para o ano de 2018. Foram consideradas, as emissões dos poluentes monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), avaliando-se e comparando-se as metodologias e resultados dos últimos estudos nesta região. Para chegar a este objetivo foi necessário quantificar o inventário de emissões veiculares, que empregou o método de cálculo da Agência Européia do Ambiente (AEA) utilizando fatores de emissão associados à quilometragem veicular para estimativa da emissão de poluentes. Tais dados, unidos a informações meteorológicas e topográficas, foram alimentados no AERMOD VIEW para simular o comportamento da dispersão dos poluentes. Os resultados obtidos indicaram a contribuição das emissões veiculares para a poluição do ar na cidade de Salvador indicando as localidades mais impactadas por esta atividade como, por exemplo: Avenida Afrânio Peixoto, Avenida Engenheiro Oscar Pontes e a Avenida Bonocô. O estudo encontrou resultados significativos para as concentrações de NO2 e MP10, sendo que para o poluente MP10 o valor encontrado foi superior ao limite permitido pelo padrão final do CONAMA 491/2018, tanto para 24h quanto para 1 ano, já os valores encontrados para o NO2 percebem-se uma violação quando comparado com os padrões finais do CONAMA 491/18 tanto para 1h quanto para 1 ano.
Air pollution has been one of the main topics of interest in the scientific community, given its implications for the quality of human health, ecosystems and constructed goods, identifying itself with a fundamental dimension in the search for sustainable development. The unrestrained growth of cities, the continuous increase of the population and the intense industrialization are factors that drove the scenario that we have today. In this context, the present dissertation aimed to investigate the dispersion of pollutants originating from vehicular emissions in the Salvador Region for the year 2018. Emissions of pollutants carbon monoxide (CO), oxides of nitrogen (NOx) and material particulate matter (PM), evaluating and comparing the methodologies and results of the latest studies in this region. To achieve this objective, it was necessary to quantify the vehicle emissions inventory, which used the European Environment Agency (AEA) calculation method using emission factors associated with vehicle mileage to estimate pollutant emissions. Such data, together with meteorological and topographic information, were fed into AERMOD VIEW to simulate the dispersion behavior of pollutants. The results obtained indicated the contribution of vehicle emissions to air pollution in the city of Salvador, indicating the locations most impacted by this activity such as: Afrânio Peixoto Avenue, Engenheiro Oscar Pontes Avenue and Bonocô Avenue. The study found significant results for the concentrations of NO2 and MP10, and for the pollutant MP10 the value found was higher than the limit allowed by the final standard of CONAMA 491/2018, both for 24h and for 1 year, already the values found for the NO2 perceives a violation when compared to the final standards of CONAMA 491/18 for both 1 hour and 1 year
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32663
ISSN: Dissertação
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado Dispersão- Salvador.pdf6.31 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA