Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32254
Tipo: Dissertação
Título: Perfil e vulnerabilidade social de pessoas com doença falciforme atendidas em um ambulatório de hematologia de um hospital universitário em Salvador-Bahia
Autor(es): Santana, Luciana Boa Morte de
Autor(es): Santana, Luciana Boa Morte de
Abstract: A Doença Falciforme (DF) é a patologia genética mais frequente no Brasil, com maior concentração entre pessoas negras. Esta população, historicamente negligenciada, vivencia o impacto da vulnerabilidade social nas condições clínicas e psicossociais das pessoas que convivem com este agravo. O objetivo foi analisar o perfil socioeconômico de pessoas com doença falciforme atendidas no ambulatório de hematologia do HUPES, identificando contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com uma abordagem qualitativa, que foi realizado em um Hospital Universitário da Bahia com usuários, com idade ≥ 18 anos atendidos no ambulatório de hematologia para tratamento de DF. Foi utilizada a entrevista com roteiro semi- estruturado. Os dados foram analisados e apresentados em tabelas e gráficos de acordo com o perfil socioeconômico e depoimento dos entrevistados. A pesquisa obteve a aprovação do comitê de ética em pesquisa. Nos resultados foi possível observar que a maioria das pessoas possuía nível médio completo, dificuldade em manter empregos e as atividades se mantiveram manuais e com baixos salários. Esses achados comprovaram a situação de empobrecimento, dificuldades de acesso, problemas decorrentes de complicações devido ao diagnóstico tardio, dentre outras. Conclui-se que, ao considerar a vulnerabilidade social de pessoas com DF, é necessário que os serviços de saúde sejam capazes de acolher essas demandas sociais, cumprindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, que preconiza a equidade e a integralidade como princípios norteadores do cuidado.
Palavras-chave: Doença Falciforme
Vulnerabilidade Social
Perfil Socioeconômico
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32254
Data do documento: 29-Set-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_MP_Luciana Boa Morte_2019.pdf11,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.