DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Medicina da Bahia >
Artigos Publicados em Periódicos (Medicina) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3223

Title: Common mental disorders among medical students at Universidade Federal de Sergipe: a cross-sectional study
Other Titles: Revista Brasileira de Psiquiatria
Authors: Costa, Edméa Fontes de Oliva
Andrade, Tarcísio Matos de
Silvany Neto, Annibal Muniz
Melo, Enaldo Vieira de
Rosa, Ana Carolina Aquino
Alencar, Mariana Amorim
Silva, Ângela Maria da
Keywords: Transtornos mentais;Estudantes de medicina;Saúde mental;Educação médica;Saúde ocupacional;Mental disorders;Students;Medical;Mental health;Education;Medical;Occupational health
Issue Date: Mar-2010
Abstract: OBJETIVO:Estimar a prevalência de transtorno mental comum e fatores associados entre estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. MÉTODO: Estudo transversal com 473 dos 512 matriculados em 2006, aplicando o Self Reporting Questionnaire-20 e um questionário estruturado sobre características sociodemográficas, processo ensino-aprendizagem e vivências psicoemocionais. Os calouros foram excluídos após comparação inicial com os alunos do 2> ao 12> períodos. Análise estatística por regressão logística múltipla, após estatística descritiva e cálculo das ORs simples e ajustadas. RESULTADOS: A prevalência de transtorno mental comum geral foi de 40% (n = 473), mas com a retirada dos calouros, aumentou para 42,5% (n = 433) entre os alunos do 2> ao 12> semestre, sendo maior entre aqueles que não acreditavam ter adquirido habilidades para se tornarem bons médicos (OR = 2,82), que se sentiam pouco confortáveis com as atividades do curso (OR = 3,75), que se consideravam emocionalmente tensos (OR = 2,14), nos que não se consideravam felizes (OR = 2,85), nos que achavam que o curso era menos do que esperavam (OR = 1,64) e nos que tiveram diagnóstico prévio de transtorno mental feito por psiquiatra (OR = 3,78). CONCLUSÃO: Os resultados sugerem a necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem, bem como estruturação de programas para cuidar da saúde mental dos estudantes.
Description: P. 11-19.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3223
ISSN: 1516-4446
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Medicina)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
v32n1a05.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA