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Title: Qualidade de vida no trabalho na Universidade Federal da Bahia: estudo do programa e sua percepção pelos trabalhadores
Authors: Santos, Aurélio Avelar dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Keywords: Qualidade de vida;Trabalho. Universidade;Programa de qualidade de vida no trabalho
Issue Date: 14-Sep-2020
Abstract: A investigação sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) deve levar em consideração os anseios dos trabalhadores das organizações nas quais se utilizam esses recursos de gestão de pessoas. Os objetivos dessa dissertação de mestrado são verificar a adequação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade Federal da Bahia (PQVT UFBA) aos anseios dos trabalhadores e, mais especificamente, analisar as ações em QVT propostas pela UFBA aos trabalhadores e analisar a percepção dos trabalhadores sobre o PQVT da UFBA. Para cumprimento desses objetivos foram realizados: uma pesquisa documental do PQVT UFBA com foco em suas ações; e um levantamento (survey) sobre a percepção dos trabalhadores sobre o PQVT da UFBA, tendo como público-alvo todos os trabalhadores da UFBA que se inscreverem nas ações do PQVT entre os anos de 2015 e 2018, totalizando 362 trabalhadores. Foram respondidos 55 questionários, o que corresponde a um percentual de retorno de 15,19 %, sendo de 100 % o índice de resposta completa do questionário. O PQVT UFBA segue a concepção teórica de Limongi-França (2011) e Walton (1973 apud LIMONGI-FRANÇA, 2011) e suas ações têm caráter predominante assistencialista. Os trabalhadores respondentes identificam colegas que não participam e nem sabem da existência do PQVT UFBA, e eles próprios têm participação de baixa a moderada nas ações do programa, embora reconheçam a importância dessas ações na melhora de sua QVT. Na percepção desses trabalhadores, destacam-se: a concepção consistente de QVT; a relevância e a efetividade do programa em função da oferta de ações e do sentimento de valorização como trabalhador, na adoção de hábitos mais saudáveis e no recebimento de informações sobre QVT; o pouco estímulo institucional e dos gestores para que os trabalhadores participem das ações, apesar de declararem ter facilidade de liberação para participar das ações; e a necessidade de maior divulgação do programa e de suas ações. Evidencia-se um descompasso entre o que é ofertado pelo PQVT UFBA e o que é demandado pelos trabalhadores e, com base nisso, se verifica uma inadequação do PQVT UFBA aos anseios desses trabalhadores. Essa conclusão remete à necessidade de ajustes no programa, visando seu aprimoramento e levando em consideração os anseios de seus trabalhadores, para benefício destes e alcance da eficiência e efetividade da gestão de pessoas na organização.
Research on Quality of Life at Work (QLW) should take into account the aspirations of the workers of the organizations in which these people management resources are used. This thesis has as objective to verify the Quality of Life Program at Work at Federal University of Bahia (UFBA) and their adequacy to workers’ aspirations, more specifically, to analyze the actions in QLW proposed at UFBA to workers and how they perceive the actions in QLW. Therefore, we carried out a documentary analysis, exploratory research and a descriptive and mixed study with a qualitative and quantitative approach, through online questionnaire. Researched the perception of 362 servers about the QLW actions offered by the organization in the period from 2015 to 2018. Fifty-five questionnaires were answered, which corresponds to a return percentage of 15.19%, and the questionnaire's complete response rate was 100%. The results brought the Quality of Life Program at Work within the theorical conception of Limongi-França (2011) and Walton (1973 apud LIMONGI-FRANÇA, 2011) with predominantly assistentialist actions. Respondents identify colleagues who don’t participate and don’t know the PQVT UFBA, and they themselves have low to moderate participation in the program’s actions, although they recognize the importance of these actions in the improvement of their QLW. The consistent QLW conception; the relevance and effectiveness of the program as a consequence of the offer of actions and the feeling of appreciation of the workers, in the adopt of healthy habits and receiving more information about QLW; little organizational incentive and managers for workers to participate in the QLW actions, despite being easily released to participate in the actions; and need for greater dissemination of the program were the perceptions brought by the workers. The results conclude that there is a mismatch between the offer of the program and its demand, resulting in the need for adjustments, aiming at its improvement, for the benefit of the workers and obtaining the efficiency and effectiveness of people management in the organization.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32210
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