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Title: Competências socioemocionais e desempenho docente na educação básica: desenvolvimento de medida e teste de modelo
Authors: Carias, Iago Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gondim, Sônia Maria Guedes
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Andrade, Josemberg Moura de
Keywords: competências socioemocionais;desempenho contextual;Professores de ensino fundamental;ensino fundamental;Escolas públicas;Professores - Formação;Professores - Emoções e cognição
Issue Date: 19-Aug-2020
Abstract: O principal objetivo desta dissertação foi analisar as relações entre competências socioemocionais (CSEs) e o desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. As CSEs são resultantes da articulação entre conhecimentos, habilidades e motivações para lidar com demandas socioafetivas. O desempenho contextual corresponde a ações não formalmente previstas nas descrições de um cargo, mas que contribuem para a efetividade profissional e organizacional. No trabalho de educadores do ensino fundamental, esse desempenho pode incluir comportamentos do dia a dia de sala de aula que também favorecem a formação integral dos estudantes. Esse é o caso das práticas docentes promotoras de um clima para criatividade em sala de aula e de uma relação professor-aluno funcional. Para cumprir o objetivo principal foram desenvolvidos dois estudos. O Estudo 1 teve como objetivo construir e testar as propriedades psicométricas de uma medida de competências socioemocionais de docentes do ensino fundamental (EMODOC). O Estudo 1 foi realizado em duas etapas. No primeiro momento, realizaram-se grupos focais e entrevistas com educadores do ensino fundamental para auxiliar na construção do instrumento e no refinamento do modelo teórico de CSEs. No segundo momento, as qualidades psicométricas do EMODOC foram avaliadas em amostra composta por 188 docentes da rede pública de ensino de uma capital do nordeste brasileiro. Os resultados do Estudo 1 indicaram a unidimensionalidade da medida. O Estudo 2 teve como objetivo testar o poder preditivo das CSEs no desempenho contextual dos docentes, avaliado por meio de suas facetas de clima para criatividade em sala de aula e da relação professor-aluno funcional. Participaram desse estudo 90 professores da amostra anterior que lecionavam do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Também participaram do Estudo 2 três alunos de cada um dos professores para gerar os indicadores das facetas do desempenho contextual dos docentes. Além do EMODOC, os professores responderam à Escala de Relação Professor-Aluno. Os alunos responderam à Escala de Clima para Criatividade em Sala de Aula. Os resultados do Estudo 2 indicaram que as CSEs são preditoras apenas da relação professor-aluno funcional (alta afinidade e baixo conflito). As principais contribuições desta dissertação são: (1) oferecer um modelo teórico de CSEs docentes contextualizado ao ensino fundamental; (2) oferecer uma medida de CSEs de docentes; e (3) trazer evidências de haver relações, ainda que parciais, entre CSEs e desempenho contextual docente.
The main objective of dissertation was to analyze the relationships between socio-emotional competences (SECs) and contextual performance of elementary school teachers. The SECs are results of the articulation between knowledge, abilities and motivations to deal with socio-affective demands. The contextual performance corresponds to actions not formally expected in a job description, but which contribute to professional and organizational effectiveness. In the work of elementary school educators, this performance can include daily classroom behaviors that also favor the student’s integral formation. This is the case of teachers practices that promote a classroom climate for creativity and a functional teacher-student relationship. To accomplish the main objetive, two studies were developed. The Study 1 aimed to develop and test the psychometrics properties of a socio-emotional competences measure of elementary school teachers (EMODOC). The Study 1 was carried out in two stages. In the first stage, focus groups and interviews with elementary school teachers were carried out to assist in the instrument development and in the refinement of SECs theoretical model. In the second stage, the EMODOC psychometrics qualities were evaluated in a sample composed of 188 public school teachers from a capital city in the northeast of Brazil. The Study 1 results indicated the unidimensionality of measure. The Study 2 aimed to test the SECs predictive power on teacher contextual performance, assessed by their facets of classroom climate for creativity and a functional teacher-student relationship. 90 teachers from the previous sample participated in this study, who taught from the 4th to the 9th grade of elementary school. Three students from each teacher also participated in Study 2 to generate the facets indicators of teachers contextual performance. Besides EMODOC, teachers answered to the Teacher-Student Relationship Scale. The students answered to the Classroom Climate for Creativity Scale. The results of Study 2 indicated that SECs are only predictors of the functional teacher-student relationship (high affinity and low conflict). The main contributions of this dissertation are: (i) to offer a theoretical model of teachers SECs contextualized to elementary education; (ii) to offer a measure of teachers SECs; and (3) to bring evidence of relationships, even if partial, between SECs and contextual teacher performance.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32122
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