Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31902
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso do Google OpenRefine na Padronização de metadados do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
Autor(es): Santos, Uillis de Assis
Ferreira, Kleber Carvalho
Assis, Diana Paula de Oliveira
Santos, Gustavo Pinho Gomes dos
Marchiori, Adriene
Autor(es): Santos, Uillis de Assis
Ferreira, Kleber Carvalho
Assis, Diana Paula de Oliveira
Santos, Gustavo Pinho Gomes dos
Marchiori, Adriene
Abstract: O trabalho relata o uso do software livre Google OpenRefine na padronização dos metadados do Repositório da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). O procedimento foi realizado especificamente no metadado "dc.type", que possui a função de identificar a tipologia de cada documento. A intervenção foi necessária por dois motivos, a) identificação de uma desconfiguração; b) a não padronização conforme os metadados utilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os problemas encontrados nos metadados não permitiam a importação dos arquivos depositados no RI/UFBA para os seguintes sistemas de informação: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBr), Red de Repositorios de Acesso Abierto A La Ciencia (LA REFERENCIA) e a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), assim, impactando negativamente na visibilidade da produção acadêmica da Universidade. Com a padronização dos metadados através do Google OpenRefine, foi possível corrigir mais de 21 mil arquivos de 395 coleções de diferentes comunidades, além, de restabelecer o envio dos arquivos para os sistemas de informação já citados. O relato ainda apresenta importantes contribuições para as equipes que administram repositórios, pois, demonstra a utilização de um software livre para a padronização de metadados em lotes,de forma rápida e segura. Ressaltando que a padronização proporciona também uma recuperação de arquivos de forma mais consistente por parte dos usuários do sistema e promove a visibilidade da instituição, dos autores e dos trabalhos depositados, ao mesmo tempo em que adota as diretrizes do Open Access.
Palavras-chave: Google OpenRefine - Padronização de metadados
Repositório Institucional - Universidade Federal da Bahia
Produção acadêmica - Visibilidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31902
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (SIBI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Google OpenRefine.pdf198,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.