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Title: A representação da informação em sites de rede sociais acadêmicos: diretrizes para análise de rede semântica
Authors: Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Novo, Hildenise Ferreira
Keywords: Representação da informação;Redes Semânticas;Sites de redes sociais acadêmicas;Researchgate;Comunicação científica;Regimes de informação
Issue Date: 6-May-2020
Abstract: O domínio da Organização do Conhecimento vem utilizando abordagens interdisciplinares, as quais têm possibilitado a construção colaborativa, métodos e apropriação de modelos oriundos de outros domínios de conhecimento, desencadeando na criação de novas aplicações metodológicas. Diante disso, buscou-se analisar a estrutura conceitual presente nos trabalhos acadêmicos, de determinado domínio do conhecimento, publicados em sites de redes sociais acadêmicos, a partir da abordagem de análise de redes sociais e complexas, com base em um sistema de representação do conhecimento – rede semântica, de modo a potencializar a representação da informação científica nesses ambientes e visualizar possíveis interconexões temáticas e comportamento semântico nesse domínio. Esta pesquisa pode ser classificada quanto à sua abordagem, como qualitativa e quantitativa e, em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, pois pretende-se a partir da observação do fenômeno investigado, obter novas percepções, informações e métodos de análise em relação ao objeto de estudo, e experimental, já que foram utilizadas técnicas de análise não convencionais para este tipo de estudo. Os procedimentos técnicos para coleta e análise de dados e desenvolvimento desta pesquisa se deram a partir de duas implementações, a primeira conceitual e, a segunda, tecnológica. Para a conceitual, a partir do domínio do conhecimento analisado, utilizou-se vocabulário controlado específico para sua categorização. Para a tecnológica, foram utilizados softwares que melhor se adequavam a realidade dessa pesquisa, bem como bases teóricas da Ciência da Computação, voltadas para a Teoria dos Grafos e análise de redes sociais. O corpus selecionado para investigação desta pesquisa é o site de rede social acadêmico ResearchGate e a amostra é composta por 3.332 (três mil trezentos e trinta e dois) títulos de trabalhos acadêmicos publicados neste site, extraídos dos perfis de 324 (trezentos e vinte e quatro) docentes dos 18 (dezoito) Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no domínio da CI, no Brasil. Na rede experimental criada, identificou sua caracterização topológica como rede de mundo pequeno, indicando uma convergência na interconexão entre os conceitos que compõem a rede, os quais estão representados e organizados em torno de um componente central. Os experimentos que encaminharam para a construção de uma diretriz de análise de rede semântica sugerem um continuun na relação entre conceitos no domínio da CI, quando a interdisciplinaridade e evolução das pesquisas científicas têm se encarregado de assegurar aos conceitos criados por uma comunidade científica, a expansão, inclusão de outras características e criação de novas formas verbais. A partir disso, uma estrutura geral de aplicação da diretriz para análise de conceitos emergentes em sites de redes sociais acadêmicas para representação da informação científica foi criada de modo a contribuir para organização das informações distribuídas nesses sites.
Interdisciplinary approaches have been used in the field of Knowledge Organization. These approaches have made it possible to collaboratively develop methods and incorporate models from other fields of knowledge, which have led to the creation of new methodological applications. Within this context, the conceptual structure of academic studies from a given field of knowledge was analyzed. These studies were published on academic social network sites based on an analytical approach of complex social networks, using a knowledge representation system, or semantic network, to maximize the potential of the representation of scientific knowledge in these environments and discover possible thematic interconnections and the semantic behavior of said field. This study can be classified with regard to its approach, both qualitative and quantitative, and its objectives. It is an exploratory and descriptive study, as it seeks to observe the phenomenon under study, and thus discover new perceptions, information and analytical methods relating to that phenomenon. It is also experimental as the information analysis techniques used in this type of study were nonconventional. The technical procedures for data collection and analysis and the evelopment of this study were based on two premises, the first conceptual, and the second technological.For the former, specific controlled vocabulary was used to categorize the field of knowledge analyzed. For the latter, software programs were used that best suited the reality of this study,as well as the theoretical bases of Computer Science, focusing on Graph Theory and social network analysis. The corpus selected to research this study was the academic social network site, ResearchGate. The sample consisted of 3,332 (three thousand, three hundred and thirtytwo) academic papers published on this site, extracted from the profiles of 324 (three hundred and twenty-four) professors from 18 (eighteen) Information Science Post-graduate Programs,from the field of Information Science in Brazil. The topological characterization of the experimental network that was created was identified as a small-world network, suggesting a convergence in the interconnection of the concepts that make up the network, which are represented and organized around a central component. The experiments that led to the construction of semantic network analysis guidelines suggest that a continuum exists in the relationship between concepts in the field of Information Science, specifically when interdisciplinarity and the evolution of scientific research have allowed the concepts developed by a scientific community to expand, to include other characteristics and to create new verbal forms. Within this context, a general structure was created for the application of the guidelines to analyze emerging concepts on academic social network sites and the representation of scientific information, in order to contribute to the organization of the information distributed on these sites.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31890
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