Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31735
Tipo: Dissertação
Título: Estresse ocupacional e saúde psiquíca dos trabalhadores do distrito sanitário centro histórico do município de Salvador
Autor(es): Oliveira, Ana Maria Neta de
Autor(es): Oliveira, Ana Maria Neta de
Abstract: Este estudo objetivou avaliar a associação entre transtornos mentais comuns e situações de desequilíbrio entre esforços e recompensas no trabalho na atenção básica de saúde no Distrito Sanitário Centro Histórico de Salvador, descrevendo a prevalência de transtornos mentais e situações de esforços e recompensas relacionados às características do trabalho dos trabalhadores nas Unidades de atenção primária a saúde do distrito. Trata-se de um estudo de corte transversal. Os trabalhadores elegíveis incluíram aqueles em pleno exercício profissional nestas unidades. Estudo censitário de uma população de 509 trabalhadores elegíveis para a pesquisa, foram entrevistados 400 trabalhadores (78,6%). O instrumento para coleta de dados foi o questionário padronizado ERI (questionário de equilíbrio esforço e recompensa) que avaliou as variáveis de exposição: esforço e recompensa, e o Self Reporting Questionnaire (SRQ20) que mensurou os transtornos mentais comuns (TMC). Entre os trabalhadores investigados foi encontrada uma prevalência de transtornos mentais comuns de 21%; 46,2% estavam vivenciando situações de desequilíbrio esforço e recompensa no trabalho. A prevalência de TMC para o alto esforço foi de 27,1%; para baixa recompensa ficou em 17,6% e nas situações de desequilíbrio esforço/ recompensa foi encontrada prevalência para transtornos mentais comuns de 26,9%. Foram realizada análise de correspondência que indicou relação entre desequilíbrio esforço e recompensa e transtornos mentais comuns na primeira dimensão. O modelo de regressão logística log-binomial evidenciou associação positiva entre desequilíbrio esforço e recompensa e TMC, prevalência ajustada de 1,91. A prevalência de TMC para trabalhadores em situação de desequilíbrio foi mais alta no grupo dos trabalhadores operacionais (33,8%). A associação ERI / TMC apresenta RP 1,75 neste grupo, deste modo, trabalhadores expostos a situações de desequilíbrio esforço e recompensa no trabalho apresentaram maior freqüência de adoecimento mental.
Palavras-chave: Esforço
Recompensa
Trabalhadores da Saúde
Transtornos Mentais Comuns
Saúde mental
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31735
Data do documento: 2-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Final.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.