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Title: Escritas cômicas cabo-verdianas dos séculos XX e XXI: das narrativas de mestiçagem ao riso político em Germano Almeida e Mário Lúcio Sousa
Authors: Gomes, Maria Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor???: Ribeiro, Maria de Fátima Maia
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Queiroz, Amarino Oliveira de
Keywords: Narrativas Escritas de Cabo Verde;Riso;Raça;Classe;Gênero
Issue Date: 13-Mar-2020
Abstract: Não necessariamente engraçado, tampouco apenas entorpecedor, muito menos exposto de forma instintiva ou irracional, o riso pode ser compreendido e utilizado por/sob vários aspectos, mas nesta tese ele é lido em seu viés político-ideológico. Sob esta perspectiva, a abordagem adotada pelo presente estudo interpreta o cômico em sua implicação e responsabilidade social, assim como preconiza Wole Soyinka (1988), ao defini-lo, também, enquanto recurso de conscientização e enfrentamento das estruturas de opressão. Complementarmente, o risível é discutido a partir de sua ambivalência, assentindo com as reflexões propostas por Bakhtin (1999), ao analisar como seu emprego pode implicar posicionamentos que defendem e/ou questionam determinados ideais. Para identificar e examinar as reivindicações ideológicas expressadas por meio da plataforma literária em Cabo Verde foram pontuadas, enquanto recursos teórico-metodológicos, considerações acerca dos legados de escritores atuantes no periódico Claridade (1936-1966) em suas proposições sobre a mestiçagem enquanto identidade nacional que, supostamente, promove a fusão das categorias sociais de raça, classe e gênero. A partir das rupturas e continuidades da herança claridosa, cuja produção tornou-se paradigmática no cenário literário do arquipélago, investiguei, através de um breve panorama de textos escritos por intelectuais na conjuntura das ilhas, no período concomitante e posterior à independência, como as questões relacionadas a classe, gênero e raça são trabalhadas por meio da utilização do riso de modo a verificar padrões, desvios e tendências. Neste sentido, as leituras críticas das quatro obras: o conto “O Visto” (2010), de Ondina Ferreira, a crônica “Markito com K” (1987), de Filinto Elísio Silva, a narrativa juvenil Cinco balas contra a América (2008), de Jorge Araújo, e a narrativa longa O eleito do sol (1992), de Arménio Vieira, também confluem para averiguar a operacionalização da comicidade nessas narrativas como forma de complementar lacunas teóricas oriundas do arcabouço maioritariamente calcado em pesquisas e pesquisadoras(es) de/sobre a Europa e Ocidente (como as teorias de Linda Hutcheon (2000), Mikhail Bakhtin (1999) e Daniel Cottom (1989)). Embasado nessas ponderações, este trabalho investiga o uso do riso em três narrativas cabo-verdianas contemporâneas, O Meu Poeta ([1990],1992a) e A Morte do Meu Poeta (1998b), de Germano Almeida, e Biografia do Língua (2015), de Mário Lúcio Sousa, para problematizar como esses livros utilizam a risibilidade no tratamento das demandas e categorizações acerca da raça, etnia, gênero e classe no contexto do país. Os dois escritores possuem grande projeção nacional e internacional, transitando em diversos espaços da vida artística e pública, mais notadamente, em suas atuações enquanto criadores literários e deputados eleitos. Dessa forma, espera-se poder contribuir para a bibliografia referente às investigações sobre a(s) literatura(s) produzida(s) em Cabo Verde, bem como para os estudos acerca do cômico nas escritas africanas em língua portuguesa.
Nau nesesariamentu engrasadu, seker apenas entorpecedor, mutu menus spostu di forma instintivu y irasional, risu podi ser konprendidu y uzadu di varius aspetu, mas nes teze el é ledu na si viés polítiku-ideolójiku. Nes perspetiva, abordajen adotadu nes studu ta interpreta cómico na se inplikason y responsabilidadi susial, conforme prekoniza Wole Soyinka (1988), ki defini-l tanbe enkuantu rekursu di konsientizason y di enfrenta struturas di oprison. Pa konplementa es abordajen, es teze ta diskute o risível a partir di si anbivalensia, di akordu ku reflesoins prupostu pa Bakhtin (1999), ki analiza forma komu si uzu pode inplika pozisionamentus ki ta defende o kestiona determinadus ideais. Pa identifika y izamina revendikasoins ideolójiku spresadu na Kabu Verde atraves di plataforma literáriu, foi pontuadu, enkuantu rekursus teóriku y metodolójiku, konsiderasoins sobre legadu di skritoris ki atuaba na períodu di Klaridadi (1936-1966) na ses prupuzison sobre mestisajen enkuantu identidadi nasiunal ki, supostamenti, promove fuzon di kategorias sosial di rasa, klase y jéneru. A partir di ruturas y kontinuidadi di eransa klaridoza, ki si pruduson torna paradigimátiku na senáriu literáriu di arkipelágu, N investiga, atraves di un breve panorama di testus skritu pa inteletual na konjuntura di ilias, na períudu concomitante y posterior a independensia, forma komu kistoins relasionadu ku klase, jéneru y rasa foi trabadjabu atraves di utilizason di rizu di manera a verifika padron, desviu y tendensias. Nes sentidu leitura krítika di kuatu obra, kontu “O Visto” (2010), di Ondina Ferreira, krónika “Markito com K” (1987), di Filinto Elísio Silva, narativa juvenil Cinco balas contra a América (2008), di Jorge Araújo y narativa longu O eleito do sol (1992), di Arménio Vieira, tanbe ta konflui pa averigua operasionalizason di comicidade na es narativa komu forma di konplementa lakunas teóriku di un arcabouço maioritariamente kalkadu na peskizas y peskizadoris di/sobre Europa y Osidenti (sima teorias di Linda Hutcheon (2000), Mikhail Bakhtin (1999) y Daniel Cottom (1989). Ku baze na es ponderason, es trabadju investiga uzu di rizu na tres narativa kabuverdianu kontenporaneu, O Meu Poeta ([1990],1992a), A Morte do Meu Poeta (1998b), di Germano Almeida, y Biografia do Língua (2015), di Mário Lúcio Sousa, pa problematiza forma komu es livrus ta uza risibilidade na tratamentu di demandas y kategorisazon sobri rasa, etnia y jéneru na kontestu di país. Es dos skritor ten un grande prujeson nasiunal y internasiunal, y es ta tranzita na txeu spasu di vida artístika y públika, sobretudu na ses atuason enkuantu kriadoris literárius y Deputadus ileitu. Des forma, es teze ta spera ser un kontribuitu pa bibliografia ten ki a ver ku investigasoins sobre literatura(s) produzidu na Kabu Verdi, mas tanbe pa studu sobri cómico na skrita afrikanu en purtuges.
No necesariamente divertida, tampoco apenas entorpecedora, mucho menos expuesta de forma instintiva o irracional, la risa puede ser comprendida y utilizada por/bajo varios aspectos, pero en esta tesis ella es leída en su línea político-ideológica. Bajo esta perspectiva, el abordaje adoptado en el presente estudio interpreta lo cómico en su implicación y responsabilidad social, así como preconiza Wole Soyinka (1988), al definirlo, también, como recurso de concientización y enfrentamiento de las estructuras de opresión. Complementariamente, lo risible es discutido a partir de su ambivalencia, concordando con las reflexiones propuestas por Bakhtin (1999), al analizar como su empleo puede implicar posicionamientos que defienden y/o cuestionan determinados ideales. Para identificar y examinar las reivindicaciones ideológicas expresadas por medio de la plataforma literaria en Cabo Verde fueron puntuadas, como recursos teórico-metodológicos, consideraciones acerca de los legados de escritores actuantes en el periódico Claridade (1936-1966) en sus proposiciones sobre el mestizaje como identidad nacional que, supuestamente, promueve la fusión de las categorías sociales de raza, clase y género. A partir de las rupturas y continuidades de la herencia claridosa, cuya producción se torno paradigmática en el escenario literario del archipiélago, investigué, a través de un breve panorama de textos escritos por intelectuales en la coyuntura de las islas, en el período concomitante y posterior a la independencia, como las cuestiones relacionadas a clase, género y raza son trabajadas por medio de la utilización de la risa de modo a verificar padrones, desvíos y tendencias. En este sentido, las lecturas críticas de las cuatro obras: el cuento “O Visto” (2010), de Ondina Ferreira, la crónica “Markito com K” (1987), de Filinto Elísio Silva, la narrativa juvenil Cinco balas contra a América (2008), de Jorge Araújo, y la narrativa larga O eleito do sol (1992), de Arménio Vieira, también confluyen para averiguar la operacionalización de la comicidad en esas narrativas como forma de complementar vacíos teóricos oriundos de la estructura mayoritariamente encontrada en investigaciones y investigadoras(es) de/sobre Europa y Occidente (como las teorías de Linda Hutcheon (2000), Mikhail Bakhtin (1999) y Daniel Cottom (1989)). Fundamentado en esas ponderaciones, este trabajo investiga el uso de la risa en tres narrativas caboverdianas contemporáneas, O Meu Poeta ([1990],1992a) y A Morte do Meu Poeta (1998b), de Germano Almeida, y Biografia do Língua (2015), de Mário Lúcio Sousa, para problematizar como esos libros utilizan la risibilidad en el tratamiento de las demandas y categorizaciones acerca de la raza, etnia, género y clase en el contexto del país. Los dos escritores poseen grande proyección nacional e internacional, transitando en diversos espacios de la vida artística y pública, más notablemente, en sus actuaciones como criadores literarios y diputados electos. De esa forma, se espera poder contribuir con la bibliografía referente a las investigaciones sobre la(s) literatura(s) producida(s) en Cabo Verde, bien como para los estudios sobre lo cómico en los escritos africanos de lengua portuguesa.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31656
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