DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) >
Teses de Doutorado (PPGLITCULT) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31645

Title: Desafios críticos contemporâneos: autoria e autoficção em Javier Cercas e Enrique Vila-Matas
Authors: Lara, Davi Santana de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Azevedo, Luciene Almeida de
Keywords: Autoria;Autoficção;Literatura contemporânea;Javier Cercas;Enrique Vila-Matas
Issue Date: 11-Mar-2020
Abstract: Partindo da hipótese de que a presença da figura do autor em um número significativo de romances atuais é indício de transformações na literatura contemporânea, esta tese tem como objetivo investigar essas transformações a partir do ponto de vista da crítica. Para tanto, analisamos as obras dos escritores espanhóis Enrique Vila-Matas e Javier Cercas, que são tomados como ponto de partida para elaborar questões relacionadas a um conjunto de obras que, além da intrusão da figura autoral na narrativa, têm como característica principal a desestabilização de algumas categorias críticas. A discussão realizada gira em torno de três eixos temáticos, autoria, subjetividade e autoficção, aos quais correspondem os três capítulos da tese. No que diz respeito à discussão sobre a autoria, no primeiro capítulo, além de Barthes e Foucault, nomes obrigatórios neste tema, as contribuições de Giorgio Agamben e de Daniel Link foram muito importantes para a compreensão do fenômeno da autoria no contemporâneo. No segundo capítulo, referente à questão da escrita e da subjetividade, destacam-se os nomes das críticas Diana Klinger e Leonor Arfuch. No terceiro e último capítulo, a autoficção é estudada a partir de uma dupla perspectiva, a da teoria literária e a da estética, conforme a sugestão dada por Josefina Ludmer em ―Literaturas pós-autônomas‖. A noção de pacto ambíguo, desenvolvida por Manuel Alberca, é central nesta tese. Por fim, conclui-se que as narrativas estudadas são marcadas pela ideia mais de um processo e menos de um produto, o que interfere diretamente no modo como as lemos.
Based on the hypothesis that the presence of the authorial figure in a significant number of current novels is an indication of transformations in contemporary literature, this thesis aims to investigate that transformations from the critic's point of view. To do so, the works of the Spanish writers Enrique Vila-Matas e Javier Cercas are analyzed as a starting point to elaborate questions related to a set of works that, besides the intrusion of authorial figure, have as main feature the destabilization of some critical categories. The discussion revolves around three thematic axes, authorship, subjectivity and autofiction, to which correspond the three chapters of the thesis. With regard to the discussion on authorship made in the first chapter, besides Barthes and Foucault, two outstanding authorities on this subject, the contributions of Giorgio Agamben and Daniel Link were important for understanding contemporary authorship. In the second chapter, referring to question of writing and subjectivity, the names of the critics Diana Klinger and Leonor Arfuch stand out. In the third and last chapter, autofiction is studied from a double perspective, the perspective of literary theory and the perspective of aesthetics, according to the suggestion given by Josefina Ludmer in ―Post-Autonomous Literatures‖. The notion of ambiguous pact, developed by Manuel Alberca, is central to this thesis. Finally, it can be concluded that the narratives studied are characterized more like a process and less like a product, which changes the way we read it.
Partiendo de la hipótesis de que la presencia de la figura del autor en un número significativo de novelas actuales es indicativa de transformaciones en la literatura contemporánea, esta tesis pretende investigar estas transformaciones desde el punto de vista de la crítica. Para ello, analizamos las obras de los escritores españoles Enrique Vila-Matas y Javier Cercas, que se toman como punto de partida para elaborar preguntas relacionadas con un conjunto de obras que, además de la intrusión de la figura del autor en la narrativa, tienen como característica principal la desestabilización de algunas categorías críticas. La discusión gira en torno a tres ejes temáticos, autoría, subjetividad y autoficción, que corresponden a los tres capítulos de la tesis. En cuanto a la discusión sobre la autoría en el primer capítulo, además de Barthes y Foucault (nombres obligatorios en este tema), las contribuciones de Giorgio Agamben y Daniel Link fueron muy importantes para la comprensión del fenómeno de la autoría en la actualidad. En el segundo capítulo, refiriéndose a la cuestión de la escritura y la subjetividad, destacan los nombres de las críticas Diana Klinger y Leonor Arfuch. En el tercer y último capítulo se estudia la autoficción desde una doble perspectiva, la de la teoría literaria y la de la estética, como sugiere Josefina Ludmer en ―Literaturas post-autónomas‖. La noción de pacto ambiguo, desarrollada por Manuel Alberca, es central en esta tesis. Finalmente, se concluye que las narrativas estudiadas están marcadas por la idea más de un proceso y menos de un producto, lo que interfiere directamente en la forma en que las leemos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31645
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGLITCULT)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Davi Santana de Lara - Desafios críticos contemporâneos (Tese).pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA