Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31444
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de ensaios: perspectiva da gestão por competências individuais da regência
Autor(es): Hübner, Guilherme Osiris
Autor(es): Hübner, Guilherme Osiris
Abstract: Observando-se as dinâmicas dos prazos de entrega e objetivos na preparação para uma apresentação musical, entende-se que, de maneira geral, existe sempre menos tempo que o necessário para se concluir o proposto para um ensaio. Isto se deve ao fato de existirem poucas informações confiáveis acerca das reais necessidades de tempo, e demais recursos, das competências que um regente deveria ter para concluir as atividades de produção musical dentro de um período de ensaio disponível; as poucas informações encontradas na literatura de música acerca de ensaios musicais e a necessidade de se ter uma melhor condução dos ensaios. O objetivo geral desse trabalho é compreender as competências do regente na gestão de ensaio, e os objetivos específicos são: conceituar gestão de ensaio por competência e sugerir competências do regente no desempenho da função de gestor de ensaio. Parte-se da compreensão de que um ensaio é o espaço de tempo no qual todos os esforços são concentrados para construir um resultado artístico musical. E que este deve ser visto como uma organização passiva de gestão. Tendo como perspectiva gerencial a gestão por competência afirma-se que o saber agir é a essência do desempenho da regência. A competência da regência está na agregação de valor que o regente fornece ao conjunto no processo do ensaio, uma vez que ele não trabalha sozinho. O que se pode reafirmar é que a ação, a entrega do que fora proposto no ensaio, é o ponto de convergência da competência.
Observing the overall dynamic of objectives and deadlines in the music performance activities, it is possible to determine that there are often less time than necessary to complete the required rehearsal tasks. This phenomenon happens partly because of the lack of substantial information regarding to rehearsal procedures and management. This paper intends to understand the conducting skills related to rehearsal management. It aims to define rehearsal management through competences as well as identify the specific conducting skills related to administration. Starting from the understanding the rehearsal as a time lapse planed to achieve a satisfactory musical result. This procedure can be viewed as an organization to be administrated. Based on the assumed argument conducting should be a compound of actions, which aims to add values to musical groups work.These actions and results are the focal point of competence.
Palavras-chave: Música
Regência
Ensaio Musical
Gestão por competências
Competências individuais
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31444
Data do documento: 6-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado em Execução Musical_Guilherme.Hubner v.1.2015.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.