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Title: Das fardas laranjas às cartas da morte: danos da construção do estaleiro enseada do Paraguaçu sobre pescadores e marisqueiras
Authors: Costa, Cristiane Sobrinho
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bandeira, Fábio Pedro Souza de Pereira
Keywords: Pescadores;Marisqueiras;Neodesenvolvimentismo;PAC;Danos;Bahia;Crise econômica;Paraguaçu
Issue Date: 16-Jan-2020
Abstract: Esta tese se propõe a responder como os pescadores e marisqueiras percebem e vivenciam as transformações e danos socioambientais da Construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no contexto do projeto neodesenvolvimentista e da crise que se instala no Brasil após 2014. Com a descoberta do pré-sal, a indústria naval nacional ganhou impulso. O Governo do Estado da Bahia através do programa Acelera Bahia e visando as políticas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançou um projeto de implantação de um Polo Naval. A decisão da implantação do Polo naval se deu sem ampla discussão com as populações das regiões circunvizinhas, principalmente sobre os danos que exerceria sobre as suas vidas e o ecossistema. Após a crise instalada pelaoperação lava-jato e do desemprego gerado, os moradores voltaram às suas atividades pesqueiras e extrativistas, porém o meio-ambiente e as relações socioprodutivas foram completamente modificadas pelo processo desenvolvimentista. Portanto, esta tese tem por objetivo identificar, compreender e analisar as transformações e danos sofridos por esses grupos residentes em contexto de crise econômica e instabilidade política do projeto neodesenvolvimentista nacional.
This paper proposes to answer how the fishermen and the shellfish collectors perceive and live the transformations and the socio-enviromental damages caused by the construction of the Paraguaçú Shipyard, in the context of the neodevelopmental project and the crisis that took place in Brazil after 2014. After the Pre-Salt stratum discovery, the national naval industry got a boost. The Government of Bahia State through the Accelerate Bahia Program aiming the Growth Acceleration Program (PAC) policies launched a Naval Pole implementation project. The decision to implement the Naval Pole was taken without wide range discussion with the surrounding region populations, mainly over the possible harm that would affect their lives and the ecosystem. After the crisis caused by the Car Wash Operation and the unemployment by this generated, the residents returned to their previous fishing and extractive activities. However, the environment and the socio-productive relations had been completely modified by the developmental process. Therefore, the present paper has as a purpose identify, understand and analyze the changings and the damage underwent by these resident groups in a context of an economic crisis and and political instability of the national neodevelopmental project.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31284
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