Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31137
Tipo: Outros
Título: ENADE: o caso do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre
Autor(es): Escott, Clarice Monteiro
Furquim, Leila Câmara
Cristani, Andreia Fruhling
Autor(es): Escott, Clarice Monteiro
Furquim, Leila Câmara
Cristani, Andreia Fruhling
Abstract: O artigo objetiva apresentar a análise do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre, que obteve a melhor avaliação no ENADE 2016 em nível nacional, buscando referentes que possam justificar o excelente desempenho dos estudantes no exame. Para tanto, utiliza os resultados parciais da pesquisa que analisa os currículos dos cursos de três instituições com organização acadêmica distintas, mas com aproximações nas ofertas curriculares em três países. Para estabelecer as necessárias relações entre o currículo e o desempenho dos estudantes, realiza a análise do Relatório de Curso do ENADE 2016, Gestão Ambiental (IFRS), buscando dar significado aos números dos resultados do desempenho e percepções dos estudantes em relação ao curso. Os resultados da análise encaminham para a importância do trabalho coletivo de docentes e estudantes em um currículo caracterizado pela interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão ao longo do percurso acadêmico.
Palavras-chave: SINAES
ENADE
Instituto Federal
Curso Superior de Gestão Ambiental
Currículo
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31137
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENADE-O-CASO-DO-CURSO-SUPERIOR-DE-TECNOLOGIA-EM-GESTÃO-AMBIENTAL-DO-IFRS–CAMPUS-PORTO-ALEGRE.pdf184,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.