Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31126
Tipo: Outros
Título: Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia: apontamentos para a construção preliminar de um instrumento de avaliação
Autor(es): Santos, Davilene Souza
Autor(es): Santos, Davilene Souza
Abstract: O artigo tem por objetivo identificar na literatura, abordagens que possam contribuir para a construção de um instrumento de avaliação para o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de atender a necessidades da ferramenta em si, bem como contribuir com a avaliação institucional realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como processo metodológico, adotou-se a busca estratégica pelos termos “avaliação de repositórios”, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online - SciELO e Google acadêmico e a observação do portal do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de discussão da temática de forma ampla, em virtude da inexistência de documentos padronizados que possam subsidiar a avaliação institucional dos repositórios. Algumas iniciativas estão em curso, a exemplo das Universidades Federal de Santa Catarina e Federal do Ceará, mas ainda de forma incipiente. Consideramos que os debates podem se intensificar acerca da temática, e que as iniciativas individuais tendem à construção de critérios e padrões de avaliação para os repositórios, de modo que, estes possam ser utilizados como recurso para a avaliação de outros repositórios bem como a avaliação institucional como um todo.
Palavras-chave: Repositórios Institucionais
Avaliação
Instrumento de avaliação
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31126
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.