Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31010
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interação mediada por sites de redes sociais e jornalismo de revista: um mapeamento preliminar de usos e apropriações
Autor(es): Barros, Samuel Anderson Rocha
Autor(es): Barros, Samuel Anderson Rocha
Abstract: A Web 2.0 ampliou consideravelmente as possibilidades de interação no fazer e no consumo de jornalismo, especialmente, com os sites de redes sociais (SRS‟s). No campo do jornalismo, estes sites começam a ser incorporados pelas organizações em suas rotinas. Com isso, esta monografia tem como objetivo fazer um mapeamento do uso de SRS‟s por 15 revistas comerciais brasileiras: Veja, Istoé, Época, Bravo, Cult, Trip, VIP, TPM, Boa Forma, Capricho, Atrevida, Galileu, Nova Escola, Placar e Quatro Rodas. O trabalho consiste numa cartografia provisória, dada a relativa novidade do fenômeno e a rarefeita literatura sobre a interface revistas e sites de redes sociais. Os SRS‟s analisados foram Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e MySpace. Após mapeamento dos SRS‟s usados pelas revistas, esta monografia trata das possibilidades de uso destes como fonte e lugar de produção de conteúdos; do uso destes sites como plataforma para distribuir conteúdos e como lugar de consumo; e o uso como estratégia para fidelização de leitores, mas ao mesmo tempo como abertura à participação. Por fim, chega-se a conclusão que as revistas são feitas para atender às demandas de públicos que, em geral, compartilham gostos e interesses e, com isso, são especialmente ricas em relações comunitárias, que antecedem mesmo o surgimento da internet. Contudo, a Web e, mais recentemente, os SRS‟s tornaram as comunidades de leitores mais dinâmicas e visíveis.
Palavras-chave: Jornalismo online
Jornalismo de revista
Web 2.0
Sites de redes sociais
CNPq: comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31010
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Samuel_A_R_Barros.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.