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Title: Evasão de discentes: um estudo na Universidade Federal da Bahia
Authors: Cruz, Uendel Anunciação da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Paixão, Roberto Brazileiro
Keywords: Evasão;Abandono;Motivos;Ensino Superior
Issue Date: 25-Oct-2019
Abstract: Em paralelo à recente expansão do Ensino Superior no Brasil, verificam-se crescentes percentuais de evasão nas Instituições Federais de Ensino. Em busca das motivações para este número crescente, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar quais foram os principais motivos da evasão de cursos na Universidade Federal da Bahia. Desta forma, procedeu-se uma investigação com uma amostra de 349 alunos considerados como evadidos, pois não estavam inscritos em nenhuma disciplina por mais de dois semestres consecutivos, durante o período de 2014.1 a 2019.1. A coleta dos dados foi feita por meio da escala Motivos de Evasão no Ensino Superior (M-ES) e enviada por meio de questionário online pela plataforma SurveyMonkey. Os dados foram tratados de forma quantitativa através dos Softwares Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 23 e Mplus versão 8. Para esta análise, optou-se pela técnica denominada Análise de Classes Latentes (em inglês, Latent Class Analysis, LCA). A LCA é um método estatístico que busca identificar distintos subgrupos (classes latentes), mutuamente exclusivos, com padrões similares de comportamentos e categorizá-los em sua classe mais provável, dadas as suas respostas. Assim, quanto a caracterização dos alunos evadidos, observou-se que a maioria dos alunos foram do sexo masculino, solteiros, estavam realizando a segunda graduação, com idade entre 28 e 37 anos, tinham rendimento acadêmico abaixo do exigido pela instituição, evadiram nos quatro primeiros semestres, eram pertencentes aos cursos das áreas 1 (Ciências Exatas) e 3 (Ciências Humanas). Além disso, apenas 40% dos evadidos responderam positivamente em relação à possibilidade de retorno ao curso. No que diz respeito aos motivos relacionados a evasão analisados por meio da escala M-ES, verificou-se que os itens com mais poder de influência na decisão de evadir foram os que se referem à dimensão Falta de Suporte. Desse modo, de acordo com os estudantes, os motivos estão mais relacionados ao emprego (impossibilidade de conciliar o trabalho com os estudos). Os motivos Vocacionais também apresentaram relevância, pois observou-se que muitos evadidos abandonaram devido a indecisão se estavam ou não no curso e na profissão certa. Diante disso, conclui-se que a UFBA deve adotar estratégias que visem ampliar os cursos noturnos, assim como o acompanhamento vocacional dos recém ingressos. Palavras-chave:
Parallel to the recent expansion of Higher Education in Brazil, there are increasing percentages of dropout in Federal Education Institutions. In search of the motivations for this growing number, this research had as its main objective to identify what were the main reasons for dropping out of courses at the Federal University of Bahia. Thus, an investigation was carried out with a sample of 349 students considered as evaded, as they were not enrolled in any discipline for more than two consecutive semesters, during the period 2014.1 to 2019.1. Data collection was done through the Higher Education Dropout Reasons scale (M-ES) and sent through an online questionnaire through the SurveyMonkey platform. The data were treated quantitatively through the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 23 and Mplus version 8. Software. For this analysis, the technique called Latent Class Analysis (LCA) was chosen. LCA is a statistical method that seeks to identify distinct mutually exclusive subgroups (latent classes) with similar patterns of behavior and categorize them into their most likely class, given their responses. Thus, regarding the characterization of the evaded students, it was observed that most of the students were male, single, were completing the second degree, aged between 28 and 37 years, had academic performance below the required by the institution, evaded in the four first semesters, they belonged to courses in areas 1 (Exact Sciences) and 3 (Humanities). In addition, only 40% of those evaded responded positively regarding the possibility of returning to the course. Regarding the reasons related to dropout analyzed through the M-ES scale, it was found that the items with the most power to influence the decision to evade were those that refer to the dimension Lack of Support. Thus, according to the students, the reasons are more related to employment (inability to reconcile work with studies). The Vocational motives were also relevant, as it was observed that many dropouts left due to indecision whether or not they were in the right course and profession. Given this, it is concluded that UFBA should adopt strategies aimed at expanding the evening courses, as well as the vocational accompaniment of new entrants.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30821
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