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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30814
Tipo: Dissertação
Título: Fatores influenciadores na adoção e infusão do moodle no ensino superior: um estudo na Faculdade Adventista da Bahia
Autor(es): Garcia, Fábio Madureira
Autor(es): Garcia, Fábio Madureira
Abstract: Esta pesquisa visou identificar os fatores que influenciam a adoção e a infusão do moodle como ambiente virtual de aprendizagem em uma instituição de ensino superior, da perspectiva de seus alunos. E isso para aprofundar o conhecimento do fenômeno, bem como a confirmação da existência de diferentes fatores e dimensões sobre os aspectos motivacionais que levam o estudante à adoção e infusão de uma tecnologia. Os constructos estabelecidos são propostos pelo modelo de Adoção e Infusão de AVA de Gonzalez Junior (2017): Influência Social, Interatividade, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Qualidade da Informação, Uso e Continuidade do Uso do AVA. Para a aplicação da pesquisa, foram selecionados por conveniência documentos levantados na secretaria geral da instituição, bem como uma abordagem exploratória pelo envolvimento do autor diretamente na área de Tecnologia da Informação e utilização do MOODLE em sala de aula. A etapa qualitativa foi realizada por meios de investigação participativa, pois partiu da interação entre o autor e os envolvidos na situação observada. Os documentos levantados junto à secretaria geral foram utilizados também na etapa quantitativa, o método quali/quanti foi escolhido pelo fato da pesquisa ser um assunto muito abrangente e complexo, e que deve ser estudado dentro de seu contexto. A etapa qualitativa foi realizada através do envolvimento direto do autor, a fim de explorar os constructos do modelo de Adoção e Infusão do AVA, partindo da perspectiva da FADBA. A etapa quantitativa, usando o método survey, teve quinhentos e oitenta questionários respondidos, o que propiciou verificar através de questões objetivas a adoção e infusão do MOODLE, na perspectiva dos discentes, tendo o propósito de identificar o impacto da expectativa de desempenho, mediante a qualidade da informação, interatividade, bem como a expectativa de esforço e da influência social na intenção de uso e de continuidade de uso. Os resultados indicam que os alunos avaliam positivamente o uso do MOODLE na FADBA, e que os fatores influenciadores são adequados para a avaliação da adoção e infusão do MOODLE. Observou-se assim que o constructo Influência Social se revelou como o maior motivador direto para a adoção do MOODLE, seguido do constructo Qualidade da Informação. Além do efeito direto sobre a Intenção de Uso, a Expectativa de Esforço apresentou influência significante por seu efeito sobre a Expectativa de Desempenho. A Interatividade e a Qualidade da informação foram constructos que se destacaram pela confiabilidade do conteúdo, e a possiblidade da interação entre alunos e professores além do monitoramento do rendimento do aluno. Assim, quanto mais o estudante percebe o auxílio oferecido pelo MOODLE para o desenvolvimento de suas atividades, mediante a facilidade de seu uso, os recursos que melhoram o desempenho, o incentivo quanto à sua utilização por pessoas, maior será a sua intenção de usá-lo, concretizando a adoção, aceitação, rotinização e consequentemente a infusão do MOODLE.
This research aimed to identify the factors that influence the adoption and infusion of Moodle as a virtual learning environment in a higher education institution, from the perspective of its students. This deepen the knowledge of the phenomenon, as well as the confirmation of the existence of different factors and dimensions on the motivational aspects that lead the student to the adoption and infusion of a technology. The Gonzalez Junior VLE Adoption and Infusion model (2017) propose the established constructs: Social Influence, Interactivity, Performance Expectation, Effort Expectation, Information Quality, Use and Continuity of Use VLE. For the application of the research, were selected for convenience documents raised in the general secretary of the institution, as well as an exploratory approach by the author's involvement directly in the area of Information Technology and use of MOODLE in the classroom. The qualitative stage was performed by means of participatory research, because it started from the interaction between the author and those involved in the observed situation. The documents collected from the General Secretariat were also used in the quantitative stage, the quality & quantity method was chosen because the research is a very comprehensive and complex subject, and must be studied within its context. The qualitative stage was performed through the direct involvement of the author in order to explore the constructs of the AVA Adoption and Infusion model, from the perspective of FADBA. The quantitative step, using the survey method, had five hundred and eighty questionnaires answered, which allowed us to verify through objective questions the adoption and infusion of MOODLE, from the students' perspective, with the purpose of identifying the impact of performance expectation through quality of information, interactivity, as well as the expectation of effort and social influence on the intention to use and continuity of use. The results indicate that students positively evaluate the use of MOODLE in FADBA, and that the influencing factors are adequate for the evaluation of MOODLE adoption and infusion. Thus, it was observed that the Social Influence construct proved to be the main direct motivator for the adoption of MOODLE, followed by the Quality of Information construct. In addition to the direct effect on Intention to Use, Effort Expectation had a significant influence on its effect on Performance Expectation. The interactivity and the quality of the information were constructs that stood out for the reliability of the content, and the possibility of interaction between students and teachers, besides monitoring student performance. Thus, the more the student perceives the help offered by MOODLE for the development of its activities, through its ease of use, the resources that improve its performance, the incentive for its use by people, the greater its intention to use it. So, the adoption, acceptance, routinization and consequently the infusion of MOODLE.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ensino Superior
Adoção e Infusão de Tecnologia
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30814
Data do documento: 24-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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