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Title: Por uma "museologia da libertação": impactos do pensamento de Hugues de Varine no campo museal brasileiro
Authors: Santos Junior, Roberto Fernandes dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Britto, Clovis Carvalho
Keywords: Museologia;Hugues de Varine;Trajetória;Nova Museologia;Museologia da Libertação
Issue Date: 21-Oct-2019
Abstract: A pesquisa analisa pelo viés teórico-prático, a trajetória do pesquisador e consultor internacional de desenvolvimento Hugues de Varine. Objetiva compreender os impactos do seu pensamento na concepção de desdobramentos para a corrente teórica da Nova Museologia, a partir da proposta da “Museologia da Libertação” no Brasil. Utiliza como subsídio os conceitos de “trajetória”, “campo” e “teoria da prática” do sociólogo Pierre Bourdieu, para problematizar os mecanismos e ações que o consolidaram como pioneiro de práticas neomuseológicas no âmbito brasileiro e internacional. A partir da produção de um legado, construído com base na realização de atividades, principalmente a Mesa Redonda de Santiago do Chile em 1972, referente ao período de sua estada na diretoria do Conselho Internacional de Museus-ICOM, e na produção de agências e agenciamentos derivados das consultorias que ele realizou em diversos países, com enfoque na sua relação com o pedagogo Paulo Reglus Neves Freire, investiga a consolidação e disseminação de novos padrões museais no Brasil. A partir daí, fazendo uso de um apanhado de fontes, como: entrevistas, depoimentos, fotografias e produção bibliográficas, desvela pontos e especificidades da sua trajetória que impactaram na forma e no pensamento museológico brasileiro. O trabalho demonstra como as ações de Varine resultaram na disseminação de eventos e na criação de novas instituições que tem como pano de fundo o seu trabalho como consultor. Ressalta, nesse aspecto, a realização do I Encontro Internacional de Ecomuseus (1992) e, como recorte, a criação do Ecomuseu de Itaipu (PR), do Ecomuseu da Amazônia (PA), do Ecomuseu da Serra de Ouro (MG) e do Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz (RJ), bem como uma breve análise dos impactos do seu pensamento nas políticas públicas museais, como mecanismos de produção de uma “griffe” museológica reconhecida por alguns pesquisadores como “Museologia da Libertação”, conceito cunhado pela museóloga Odalice Miranda Priosti.
The research analyzes by the theoretical-practical bias, the trajectory of the researcher and international development consultant Hugues de Varine. It aims to understand the impacts of his thought in the conception of unfolding for the theoretical current of New Museology, from the proposal of "Museology of Liberation" in Brazil. It uses as a subsidy the concepts of "trajectory", "field" and "theory of practice" by sociologist Pierre Bourdieu, to problematize the mechanisms and actions that consolidated it as a pioneer of neomuseological practices in the Brazilian context and international. From the production of a legacy, built on the basis of activities, especially the Round Table of Santiago de Chile in 1972, referring to the period of his stay on the board of the International Council of Museums (ICOM), and the production of agencies and agencies derived from the consulting services he has carried out in several countries, focusing on his relationship with the pedagogue Paulo Reglus Neves Freire, investigates the consolidation and dissemination of new museum standards in Brazil. From then on, using a collection of sources, such as: interviews, testimonies, photographs and bibliographic production, reveals points and specificities of his trajectory that impacted Brazilian museological form and thought. The work demonstrates how Varine's actions have resulted in the dissemination of events and the creation of new institutions that have as background the work as a consultant. In this regard, the I International Meeting on Ecomuseums (1992) and, as a cut, the creation of the Ecomuseum of Itaipu (PR), the Ecomuseum of the Amazon (PA), the Ecomuseum of Serra de Ouro (MG) and the Community Ecomuseum of Santa Cruz (RJ), as well as a brief analysis of the impacts of his thought on the public policies of museums, as mechanisms of production of a museum "griffe" recognized by some researchers as "Museology of Liberation", a concept coined by the museologist Odalice Miranda Priosti.
La recherche analyse par le biais théorique-pratique, la trajectoire du chercheur et consultant en développement international Hugues de Varine. Il vise à comprendre les impacts de sa pensée dans la conception du déploiement pour le courant théorique de la nouvelle muséologie, à partir de la proposition de "muséologie de la libération" au Brésil. Il utilise comme subvention les concepts de "trajectoire", "terrain" et "théorie de la pratique" du sociologue Pierre Bourdieu pour problématiser les mécanismes et les actions qui l'ont consolidé en tant que pionnier des pratiques néo-toxicologiques dans le contexte brésilien et internationale. De la production d'un héritage, construit sur la base d'activités, en particulier la Table ronde de Santiago du Chili en 1972, faisant référence à la période de son séjour au conseil d'administration du Conseil international des musées (ICOM) et à la production d'agences et d'agences dérivé des services de conseil qu'il a rendus dans plusieurs pays et centré sur ses relations avec le pédagogue Paulo Reglus Neves Freire, étudie la consolidation et la diffusion de nouvelles normes muséales au Brésil. À partir de ce moment, l’utilisation d’une collection de sources, telles que des interviews, des témoignages, des photographies et une production bibliographique, révèle les points et les spécificités de sa trajectoire qui ont affecté la forme et la pensée muséales brésiliennes. Le travail montre comment les actions de Varine ont abouti à la diffusion d'événements et à la création de nouvelles institutions ayant pour toile de fond le travail de consultant. À cet égard, la première réunion internationale sur les écomusées (1992) et, à titre de coupe, la création de l’écomusée d’Itaipu (PR), de l’écomusée de l’Amazone (PA), de l’écomusée de la Serra de Ouro (MG) et du Écomusée communautaire de Santa Cruz (RJ), ainsi qu'une brève analyse des impacts de sa pensée sur les politiques publiques des musées, en tant que mécanisme de production d'un musée "griffe" reconnu par certains chercheurs comme "muséologie de la libération", un concept inventé par le muséologue Odalice Miranda Priosti.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30789
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