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Tipo: Dissertação
Título: Gênero e mulheres nas universidades: um estudo de caso na UFBA
Autor(es): Souza, Regis Glauciane Santos de
Autor(es): Souza, Regis Glauciane Santos de
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa sobre gênero e mulheres nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), com recorte “tridimensional” das políticas de redistribuição, reconhecimento e representação, norteada pelas formulações de Nancy Fraser (2007a; 2008) e Fúlvia Rosemberg e Nina Madsen (2011), que contribuíram na transposição dos conceitos de Fraser para os estudos das mulheres e de gênero na educação. É uma pesquisa quantiqualitativa, de cunho bibliográfico e documental, mediante os procedimentos do estudo de caso, que se realizou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), abrangendo um período de vinte anos (1990-2010). O texto está estruturado em quatro capítulos. O capítulo I versa sobre a caracterização do objeto e da abordagem. O capítulo II focaliza as discussões sobre o conceito de redistribuição – acesso e progresso, entrada das mulheres nas universidades (discentes e docentes), com indicadores sociais da educação e recorte de sexo, partindo do geral para o particular (Brasil, Região Nordeste e Bahia/UFBA). O capítulo III aborda o conceito de reconhecimento (cultural e simbólico), referenciando possíveis impactos dos estudos de gênero na educação. O capítulo IV trata do conceito de representação, analisando as instâncias de poder formais – instâncias decisórias com um olhar para a configuração da gestão na UFBA – analisando e discutindo dados bibliográficos. Os resultados constatam que, de maneira geral, as mulheres continuam em desvantagem na educação, apesar de constituírem maioria entre o corpo discente e docente nas IFES e, portanto, as desigualdades de gênero não estão superadas no espaço universitário. Foi possível perceber, também, que ainda há divisão hierárquica entre as áreas do conhecimento bem como nos níveis de atuação docente. Neste sentido, é perceptível que as mulheres (docentes) não elevam suas carreiras estudantis e profissionais ao nível de maior titulação, por exemplo, doutorado, na mesma proporção que os homens e quando alcançam o mesmo grau de titulação, as docentes não acessam, de maneira equitativa, os espaços de poder e decisão (instâncias deliberativas, executivas) tal qual os homens. Finalmente, ficou evidente que o espaço universitário ainda é sexuado e fixa obstáculos de gênero em seu território no tocante às questões de “redistribuição” e “representação”. No entanto, destaque-se que a UFBA vem avançando, no que se refere à questão do “reconhecimento”, oferecendo o único curso de graduação em Gênero e Diversidade, bem como o único programa de Mestrado e Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, por intermédio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM.
This thesis presents the results of a study on gender and women in Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Brazil, carried out from a “three dimensional” perspective in considering policies of redistribution, recognition and representation, as per Nancy Fraser’s (2007; 2008) formulations and in line with Fulvia Rosemberg and Nina Madsen’s (2011) contributions to the implementation of these concepts in gender and women’s studies in education. The study takes a quali-quantitative approach, based on bibliographic and documentary materials. It is a case study of women and gender at the Federal University of Bahia (UFBA), covering a period of twenty years (1990-2010). The text is structured in four chapters. Chapter I deals with the characterization of the object and approach. Chapter II focuses on the discussions on the concept of redistribution in education  access and advancement, entry of women in universities (students and teachers), moving from the general to the particular (Brazil, Bahia and Northeast/UFBA). In Chapter III, the discussion focuses on the concept of recognition (cultural and symbolic), referencing possible impacts of gender studies in education. Chapter IV discusses the concept of representation, analyzing instances of gender and formal power  decision makers with a look at the configuration management in UFBA  analyzing and discussing women’s participation in the governing bodies on the basis of published sources. The research was conducted in accordance with feminist epistemologies and an interdisciplinary perspective. It shows that, in general, women are still in a disadvantaged position in higher education in Brazil, even if they now make up the majority of the student body and faculty at IFES. Gender inequalities persist in the university space in that there are still hierarchical divisions between areas of knowledge and levels of teaching performance. Women faculty members do not hold higher degrees titles (eg. PhDs), in the same proportion as men. And even when they do so, they do not have equal access to power and decision-making positions (deliberative bodies, executive) as men. Although this study of UFBA confirms the findings of other similar studies in revealing that the university space is still sexed and marked by fixed gender obstacles of gender in its territory in terms of redistribution and representation indicators, it shows UFBA’s progress in terms of “recognition”, by offering the only undergraduate degree in Brasil in Gender and Diversity, as well as the only Program that grants Masters and Doctoral degrees on Interdisciplinary Studies on Women, Gender, and Feminism through the Nucleus of Interdisciplinary Studies on Women-NEIM.
Palavras-chave: Gênero
Mulheres
Educação formal
IFES
Espaços de poder
Gender
Women
Formal education
Spaces of power
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: PPG - NEIM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre mulheres, Gênero e Feminismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30701
Data do documento: 27-Set-2019
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