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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho individual: contribuições e limites no contexto da UFBA
Autor(es): Santos, Lorena de Oliveira
Autor(es): Santos, Lorena de Oliveira
Abstract: A avaliação de desempenho (AD) é uma ferramenta da gestão de pessoas que, alinhada a outros processos, possibilita subsidiar a tomada de decisão relacionada às pessoas da organização. No contexto das organizações públicas, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) mostrou-se promissora ao definir conceitos correlatos a desenvolvimento de pessoas. Diante desse cenário, e, tomando-se por base o referencial teórico acerca do tema, buscou-se investigar como a AD é apresentada formalmente numa organização pública de ensino superior e como ela é percebida pelos seus usuários, avaliados e avaliadores, ressaltando-se suas contribuições e limites para a gestão de pessoas. A coleta de dados foi realizada entre os anos de 2017 e 2018, a partir de pesquisa documental, que contou com uma entrevista exploratória; aplicação de questionário com a participação de 224 servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAE); e entrevista com 11 gestores e 01 membro de comissão representante dos TAE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com estudo de caso, através de três categorias analíticas: o instrumento e o processo de AD; o desenvolvimento de pessoas através da AD; e desafios à efetividade da AD. A análise dos dados mostrou que na Universidade Federal da Bahia (UFBA) tenta-se cumprir parte dos requisitos legais atrelada à remuneração de pessoal, através da AD, deixando-se em aberto aspectos apontados pela literatura para o instrumento, o processo e o desenvolvimento de pessoas, além de outras determinações da PNDP. A pesquisa também identificou demandas dos TAE e dos gestores para que a AD seja operacionalizada de forma mais consciente, alhinhada aos objetivos da instituição. Com a técnica de triangulação dos resultados pode-se relacionar os resultados, evidenciando pontos convergentes e divergentes entre as fontes. Considera-se como limites desta pesquisa a baixa participação dos TAE no questionário, diante de uma população de mais de 2.900 técnicos; e a ausência de registro histórico e formal da criação do atual processo de AD na organização estudada. Para investigações futuras sugere-se a estruturação de um plano de operacionalização para a AD da UFBA, para depois pesquisar o seu impacto na percepção e comportamento dos atores envolvidos.
Performance appraisal (PA) is a people management tool that, in line with other proceses, makes it possible to support decision making related to the people in the organization. In the context of public organizations, the National Personnel Development Policy (NPDP) was promising in defining concepts related to people development. Given this scenario, and based on the theoretical framework on the subject, we sought to investigate how PA is formally presented in a public higher education organization and how it is perceived by its users, evaluated and evaluators, emphasizing their contributions and limits to people management. Data collection was conducted between 2017 and 2018, based on documentary research, which included an exploratory interview; application of a questionnaire with the participation of 224 Administrative Technician in Education (ATE); and interview with 11 managers and 01 committee member representing the ATE. It is a descriptive research with case study, through three analytical categories: the instrument and the process of PA; the development of people through PA; and challenges to the effectiveness of PA. The data analysis showed that the Federal University of Bahia (UFBA) tries to fulfill part of the legal requirements linked to staff remuneration through PA, leaving open aspects pointed by the literature for the instrument, the process and the development people, and other NPDP mandates. The research also identified demands from ATE and managers for the PA to be operationalized in a more conscious way, in line with the institution's objectives. With the technique of triangulation the results can be related, showing convergent and divergent points between the sources. The limits of this research are the low participation of TAE in the questionnaire, in front of a population of more than 2,900 technicians; and the absence of historical and formal record of the creation of the current PA process in the studied organization. For future investigations, it is suggested to structure an operation plan for UFBA PA, and then research its impact on the perception and behavior of the actors involved.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Desenvolvimento de pessoas
TAE
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30665
Data do documento: 17-Set-2019
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