Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30634
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Transporte de sedimentos em canais com o fundo em degraus: mecanismos e proposição de estruturas desarenadoras
Autor(es): Oliveira, Victoria Silvia Guimarães de
Simões, André Luiz Andrade
Queiroz, Luciano Matos
Autor(es): Oliveira, Victoria Silvia Guimarães de
Simões, André Luiz Andrade
Queiroz, Luciano Matos
Abstract: O conhecimento sobre as características de escoamentos de água em canais em degraus tem evoluído com a realização de análises e experimentos sobre a energia dissipada, aeração e outros fenômenos. Contudo, há considerável lacuna no conhecimento sobre o transporte de sedimentos em estruturas hidráulicas desse tipo. Este trabalho expõe resultados obtidos por meio de simulações numéricas efetuadas com as equações de Navier-Stokes, conservação de massa e o modelo de Turbulência k-ε, escritas sob a forma do modelo multifásico não-homogêneo. Os cálculos foram realizados em três domínios: um canal em degraus convencional, um canal em degraus com soleiras nas extremidades finais dos pisos e um canal em degraus com cavidades sobre os pisos. Para todos os casos, foram adotadas condições relativas ao escoamento do tipo quedas sucessivas sem a formação de ressaltos hidráulicos. A análise do campo de velocidade possibilitou identificar o mecanismo responsável pela ocorrência da sedimentação no escoamento em questão. As simulações mostraram que o canal em degraus convencional foi, dentre os três, o que reteve menor quantidade de sedimentos, seguido pelo canal com soleiras terminais e pelo canal com cavidades, respectivamente.
Palavras-chave: Canal em degraus
Dinâmica dos fluidos computacional
Transporte de sedimentos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: V COBESA – Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental
Citação: OLIVEIRA, V. S. G. ; SIMÕES, A.L.A. ; QUEIROZ, L. M. TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM CANAIS COM O FUNDO EM DEGRAUS: MECANISMOS E PROPOSIÇÃO DE ESTRUTURAS DESARENADORAS. In: V COBESA, 2018, Juazeiro. V COBESA, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30634
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (MAASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_V_COBESA_2019.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.