DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30539

Title: Modularização de produto e vantagem competitiva: um estudo de caso sobre o efeito da comunalidade no custo de projetos de plataforma de uma empresa automotiva brasileira
Authors: Leite, Cristiane Mascarenhas
???metadata.dc.contributor.advisor???: Figueiredo, Paulo Soares
Keywords: Modularidade de Produto;Comunalidade;Design Modular;Desenvolvimento de Produto Modular;Indústria Automobilística
Issue Date: 3-Sep-2019
Abstract: Na área de Administração, considerando o campo de estudo da Estratégia em Organizações, dentro dos temas de interesse neste campo, estão os fatores determinantes da criação de vantagens competitivas. Muito tem se discutido sobre a adoção da modularidade como estratégia competitiva, no contexto do desenvolvimento de novos produtos, considerando as metodologias e técnicas de gestão de projetos, no contexto da gestão da produção, e também no contexto da gestão de Operações e Logística. No entanto, a pouca existência de pesquisas quantitativas sobre o tema, verificada durante a revisão bibliográfica realizada, especialmente no universo das automotivas brasileiras, onde as pesquisas existentes versam sobre este tema, em sua maioria, sob uma visão qualitativa, evidenciam que a realização de estudos empíricos sobre modularidade ainda é pertinente, sobretudo considerando o constructo comunalidade. Neste estudo, o indicativo da modularidade selecionado como constructo de pesquisa foi o grau de comunalidade peças, sendo a variável independente; e o índice de custos de desenvolvimento de novos produtos em que a arquitetura modular foi uma estratégida de design selecionanda como vantagem competitiva de redução de custos, é a variável dependente. A pesquisa foi realizada considerando projetos de veículos de uma montadora localizada no Brasil, com participação da engenharia brasileira. Estabeleceu-se como objetivo geral detectar indícios de que uma maior comunalidade de peças está associada a um menor esforço de engenharia. Para atingir este objetivo, utilizando uma abordagem quantitativa, foi realizado um estudo empírico, de caráter descritivo e exploratório, através de um estudo de caso. Foram coletados dados de peças de uma família de produtos desenvolvidos em uma mesma plataforma, através de projetos de engenharia subsequentes, e também os dados relativos aos custos de homem-hora de engenharia gastos no desenvolvimento destes produtos. A análise dos dados encontrados verificou que o grau de comunalidade apresenta um aparente impacto no custo de desenvolvimento de novos produtos cuja arquiteruta de design é modular, evidenciando que esta pesquisa atingiu ao objetivo proposto. No entanto, dada a natureza específica do caso estudado, concluiu-se que mais pesquisas são necessárias para possibilitar a generalização dos achados.
In the area of Administration, considering the field of study of the Strategy in Organizations, within the themes of interest in this field, are the determining factors of the creation of competitive advantages. The adoption of modularity as a competitive strategy presents broadly discussed in the context of the development of new products, considering the methodologies and techniques of project management, in the context of production management, and in the context of Operations and Logistics management. The lack of quantitative research on the subject, verified during the bibliographic review, especially in the Brazilian automotive industry, where the research on this subject, mostly under a qualitative view, shows that the realization of empirical studies on modularity is still relevant, especially considering commonality as the construct. In this study, the modularity indicative selected, as the research construct was the degree of commonality of pieces, being the independent variable; and the index of costs of development of new products in which the modular architecture was a selection design strategy as a competitive advantage of cost reduction, was the dependent variable. The research considered vehicle designs of an automaker located in Brazil, with the participation of Brazilian engineering. It has been established, as a general objective to detect evidence that greater commonality of parts is associated with less engineering effort. To achieve this objective, it was adopted a quantitative approach to conduct a descriptive and exploratory empirical study through a case study. Data from parts of a family of products developed on the same platform were collected through subsequent engineering projects, as well as data on work force engineering costs spent on the development of these products. The analysis of the data found verified that the degree of commonality presents an apparent impact on the cost of developing new products whose design architect is modular, evidencing that this research reached the proposed objective. However, given the specific nature of the case studied, needs more researches to make possi-ble the generalization of the findings.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30539
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cristiane Mascarenhas Leite.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA