Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sexualidade construída nas páginas das revistas adolescentes um estudo de caso de Atrevida, Capricho e Todateen
Autor(es): Silva, Patricia Conceição da
Autor(es): Silva, Patricia Conceição da
Abstract: Entender de que modo as revistas adolescentes constroem os pilares que regem a sexualidade na adolescência, bem como a maneira pela qual os temas relacionados à sexualidade são tratados em suas páginas. Este é o objetivo principal desta monografia que aborda a relação estabelecida entre estas publicações e seus jovens leitores a partir da abordagem metodológica da análise do discurso, com especial atenção aos conceitos desenvolvidos pelo teórico Eliseo Verón, entre os quais se destaca o de posicionamento discursivo. A partir da análise das três maiores revistas brasileiras voltadas para o público adolescente feminino - Atrevida, Capricho e Todateen - procura-se compreender que estratégias são aplicadas por este tipo de publicação ao estabelecer uma relação com seus leitores. E, de que modo, através de que mecanismos, em que nível de funcionamento, o discurso acerca da sexualidade é legitimado frente aos seus leitores. Além disso, buscaremos descobrir o lugar do discurso construído para ambos - leitor e produto - investigando a posição discursiva assumida por cada um deles. Para isso serão analisados principalmente os títulos das matérias, as fontes de informação consultadas e os espaços dedicados à participação dos leitores.
Palavras-chave: Análise do discurso
Posicionamento discursivo
Títulos
Fontes de informação
Espaços dedicados ao leitor
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30285
Data do documento: 8-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A SEXUALIDADE NAS PAGINAS DAS REVISTAS ADOLESCENTES.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.