DSpace

RI UFBA >
Instituto de Química >
Programa de Pós-Graduação em Química >
Artigos Publicados em Periódicos (POSQUIMICA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30247

Title: Tecnologias para a produção de biofertilizantes: tendências e oportunidades para o planejamento energético diante das mudanças nos cenários nacional e internacional
Authors: Garrido, Eduardo Cardoso
Rocha, Ângela Machado
Santos, Douglas Alves
Vicente-Gomila, Jose Miguel
Silva, Marcelo Santana
Keywords: Biofertilizantes;Prospecção Tecnológica;Planejamento Energético
Issue Date: 11-Sep-2018
Publisher: UNIFEI/SBPE
Citation: GARRIDO, Eduardo Cardoso; ROCHA, Angela Machado; SANTOS, Douglas Alves; VICENTE-GOMILA, Jose Miguel; SILVA, Marcelo Santana. Tecnologias para a produção de biofertilizantes: tendências e oportunidades para o planejamento energético diante das mudanças nos cenários nacional e internacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO, 11., 2018, Cuiabá, MT. Anais… Cuiabá, MT: UNIFEI/SBPE, 2018.
Abstract: O processo de produção de fertilizantes sintéticos requer grande quantidade de energia e gera consigo uma quantidade considerável de emissões de gases do efeito estufa (GEE) motivadores para o aquecimento global. O trabalho objetiva, com base em séries históricas de dados de 1994 a 2016, elencar informações no âmbito das patentes relacionadas ao gerenciamento de resíduos para a produção de biofertilizantes, perpassando por temas como o aquecimento global, mudanças climáticas e fontes alternativas de energia com base no conceito de economia circular. A abordagem metodológica e as etapas de investigação são promovidas por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva: levantamento bibliográfico e documental; listagem de Tecnologias Verdes baseada no Inventário publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); acesso a base de dados de publicações de patentes de biofertilizantes (Código IPC C05F) por meio do sistema de busca da ferramenta Patent Vantage Point; e tratamento e análise dos resultados. A totalidade de publicações de patentes de biofertilizantes pesquisadas relaciona-se à fabricação de produtos químicos básicos, fertilizantes e compostos de nitrogênio, plásticos e borracha sintética em formas primárias, seguida por classificações associadas à fabricação de máquinas. Os resultados das séries históricas são analisados para os seguintes perfis: Japão, Europa, Estados Unidos, Coréia, Índia e Brasil. Constatou-se uma forte presença do Japão, quase que praticamente exclusiva, quanto à publicação de patentes associadas à utilização de resíduos para a produção de fertilizantes.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30247
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (POSQUIMICA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tecnologias_para_a_producao_de_biofertil (1).pdf293.52 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA