Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Veja o mensalão : uma análise discursiva sobre a cobertura do escalao politico nas paginas da revista semanal brasileira
Autor(es): Sombra, Emanuella Barbosa
Autor(es): Sombra, Emanuella Barbosa
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar a cobertura dada por Veja ao escândalo político do Mensalão, que envolvia o PT, partido político do Governo da época, e entender como a revista semanal retratou o assunto em suas páginas. O trabalho, fundamentado na Análise do Discurso, segue a proposta metodológica de autores como Eliseo Verón, Norman Fairclough e Dominique Mangueneau, e analisou o material publicado pelo semanário num recorte cujo foco foi o ano de 2005, período no qual se deflagraram a crise e seus desdobramentos. Foram analisadas apenas reportagens de capa, num total de 25 edições, por se tratarem de exemplos onde era possível se fazer uma análise mais completa, envolvendo as próprias capas e suas respectivas páginas internas. O objeto da análise foi composto, assim, pelas páginas externas e internas da revista. A partir da metodologia e da linha de pesquisa escolhidas, foi possível estabelecer algumas conclusões sobre o posicionamento da revista, suas intenções e estratégias diante de um público imaginado.
Palavras-chave: Revista Veja
Mensalão
Analise do discurso
Eliseo veron
Escandalo politico
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30224
Data do documento: 7-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mng-atualizado-2.pdfmanu.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Primeiroencarte.pdfmanu.pdf116,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.