Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30198
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar sobre o fantástico : analise das estratégicas de construção do universo maravilhoso de hoje é dia de maria
Autor(es): Santos, Débora Cristina Fernandes
Autor(es): Santos, Débora Cristina Fernandes
Abstract: É por meio dos recursos cênicos, visuais e sonoros, relacionados à linguagem audiovisual, que a microssérie Hoje é dia de Maria (Globo, 2005, direção de Luiz Fernando Carvalho) transmuta o universo maravilhoso dos contos populares brasileiros compilados por Câmara Cascudo, trazendo para a tela da tevê acontecimentos fantásticos de reconhecida riqueza plástica. É a este universo ficcional que o presente trabalho dedica sua análise, observando os principais elementos que influenciaram a recriação deste mundo maravilhoso, onde os espectadores são tocados por efeitos de natureza sensorial e estética. Para melhor compreender a microssérie, também foi solicitado um percurso pela teledramaturgia brasileira, assim como um olhar sobre os principais traços de Hoje é dia de Maria: sua condição de obra transmutada, sua realização em um formato de ficção televisiva seriada contemporâneo e seu pertencimento ao gênero maravilhoso.
Palavras-chave: Ficção televisiva seriada
adaptação
Gênero maravilhoso
Hoje é dia de maria
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30198
Data do documento: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.