Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30127
Tipo: Dissertação
Título: Atividade de extratos etanólicos e supercríticos de própolis marrom, vermelha e verde sobre Corynebacterium pseudotuberculosis
Autor(es): Santos, Laerte Marlon Conceição dos
Autor(es): Santos, Laerte Marlon Conceição dos
Abstract: A Linfadenite Caseosa (LC) é uma doença infecto-contagiosa debilitante causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis. É caracterizada pelo desenvolvimento de granulomas encapsulados em linfonodos e órgãos, levando a perdas econômicas significativas na caprinovinocultura. O tratamento clínico da LC é geralmente refratário à terapia antibiótica devido ao encapsulamento dos granulomas. A a própolis tem sido objeto de estudos intensivos devido as suas propriedades biológicas e farmacológicas, tal como antibacterianas. Objetivou-se com o presente estudo avaliar a susceptibilidade de C. pseudotuberculosis perante extratos de própolis obtidas pelos métodos de extração supercrítica e etanólica. Foram utilizadas três cepas de C. pseudotuberculosis, a cepa padrão 1002, a cepa patogênica VD57 e a cepa viscerotrópica N1. Para o teste de susceptibilidade a antimicrobianos comerciais utilizou-se as metodologias de disco difusão e microdiluição em caldo. A metodologia da microdiluição em caldo foi utilizada para determinar a Concentração Inibitória Mínima (MIC) e a Concentração Bactericida Mínima (MBC) sobre C. pseudotuberculosis frente aos extratos supercríticos e etanólicos de própolis. Os resultados do teste de sensibilidade utilizando antibióticos comerciais indicaram uma elevada sensibilidade das cepas de C. pseudotuberculosis aos agentes antimicrobianos. O extrato etanólico de própolis verde apresentou a melhor atividade antimicrobiana contra C. pseudotuberculosis, cepa 1002. O extrato supercrítico de própolis vermelha apresentou a melhor atividade antimicrobiana contra C. pseudotuberculosis, cepa VD57. Observamos uma menor atividade antimicrobiana do extrato etanólico de própolis marrom frente as cepas testadas. Conclui-se que o extrato de própolis vermelha supercrítica e verde etanólica apresentaram as melhores atividades antimicrobiana contra as cepas de C. pseudotuberculosis, e podem ser consideradas como opção em futuros estudos sobre o tratamento e prevenção da LC.
Palavras-chave: Extração supercrítica
Linfadenite caseosa
Antimicrobianos
Produtos naturais
Ovinos
Caprinos
Saúde animal - Tratamentos alternativos
CNPq: Epidemiologia Animal
Saneamento Aplicado à Saúde do Homem
Saúde Animal (Programas Sanitários)
País: brasil
Sigla da Instituição: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.program: em Ciência Animal nos Trópicos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30127
Data do documento: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCAT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.