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Title: Um mapeamento sistemático sobre o uso da gamificação na Plataforma Moodle
Authors: Andrade, Thalita Santana de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Morais, Pauleany Simões de
Keywords: Gamificação;Moodle;Mapeamento sistemático;Gamificação na educação;Ambiente Virtual de Aprendizagem
Issue Date: 18-Jul-2019
Abstract: A gamificação é definida como a aplicação de elementos de design de jogos em contextos que não são para jogar, de forma a motivar e engajar um indivíduo em certa atividade. Ela vem sendo largamente utilizada em diversos setores e aplicações, sendo o contexto educacional um cenário muito comum e propício para o seu uso. Os ambientes virtuais de aprendizagem modernos são indicados para o emprego da gamificação na educação, pois além das características de apoio ao ensino, possuem funcionalidades que facilitam a implantação de elementos de jogos. Por isso, o objetivo do presente trabalho é identificar e categorizar as pesquisas disponíveis na literatura que utilizam gamificação no Moodle, a partir de seis aspectos principais, sendo eles (1) elementos de jogos utilizados, (2) integração com o Moodle, (3) objetivos e resultados obtidos da aplicação da gamificação, (4) contexto da avaliação empírica, (5) maturidade dos trabalhos, e (6) histórico da pesquisa. Para isto, foi conduzido um mapeamento sistemático, em que 30 estudos primários selecionados foram classificados e os dados extraídos foram analisados. Os resultados mostram que os elementos de jogos mais utilizados são pontos, emblemas e leaderboard, seguindo a tendência da gamificação em outros cenários. Também, apesar do Moodle oferecer alguns recursos nativos que podem ser usados para gamificar, foi necessário o uso adicional de plugins. O estudo sobre gamificação no Moodle está em fase inicial, e algumas falhas de metodologia foram encontradas. Apesar disso, os resultados da sua aplicação indicam que o seu uso produziu efeitos significativos no ensino, de acordo com os estudos levantados, encorajando sua aplicação e investigações futuras.
Gamification is defined as the application of game design elements in non-game contexts, in order to motivate and engage a person in certain activity. It has been widely used in several fields and applications, and the educational context is a very common and propitious scenario for its use. Modern virtual learning environments are recommended for utilizing gamification in education, since besides the characteristics of teaching support, they have functionalities that facilitate the implementation of game elements. Therefore, the objective of this work is to identify and categorize the available academic researches in the literature that use gamification in Moodle from six major aspects, that are (1) game elements applied, (2) integration with Moodle platform, (3) objectives and results obtained from the application of gamification, (4) context of empirical evaluation, (5) work maturity, and (6) research history. For this purpose, a systematic mapping was conducted, in which 30 selected primary studies were classified and the extracted data were analyzed. The results show that the most used game elements are points, badges and leaderboard, following the trend of gamification in other scenarios. Also, although Moodle does offer some native features that can be used to gamify, additional plugins were needed. The study on gamification in Moodle is in its initial phase, and some methodological failures were found. Nevertheless, results on the application of game elements on the platform indicate that its use had significant effects on learning, according to the studies that have been carried out, encouraging its application and future research.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30093
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