DSpace

RI UFBA >
Instituto de Ciência da Informação >
Dissertações de Mestrado Acadêmico >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29841

Title: O marketing digital como estratégia de promoção de bibliotecas universitárias
Authors: Teixeira, Ana Paula Santos Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lubisco, Nídia Maria Lienert
Keywords: Sistemas de Biblioteca;Bibliotecas Universitárias;Marketing Digital;Planejamento Estratégico;Mídia Social;Library Systems;University Libraries;Digital marketing;Strategic planning;Social media
Issue Date: 12-Jun-2019
Abstract: O marketing digital é um instrumento gerencial que visa melhorar o desempenho das organizações, mediante o conhecimento das demandas de sua clientela e a promoção de serviços customizados. Para tanto, ele deve integrar o planejamento estratégico das organizações e ser explicitado na forma de um plano de marketing. Nesta perspectiva, o desenvolvimento deste tema teve como campo os Sistemas de Bibliotecas das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil, em número de nove, com o objetivo de identificar se esses Sistemas adotam o Planejamento Estratégico e, nele, o marketing digital para promover os produtos e serviços por meio das mídias sociais. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa; para dar cumprimento a estes, realizou-se uma pesquisa documental, aplicou-se um questionário para coleta de dados aos diretores dos Sistemas e procedeu-se à observação direta dos respectivos sites e de suas páginas de Facebook. Os resultados do estudo constataram que a maioria dos SIBI pesquisados, apesar da ausência de atualização periódica das páginas do Facebook, usa essa mídia social na perspectiva do marketing digital, o que se compreende como positivo. No entanto, conclui-se que as respostas dos diretores, em sua maioria, conforme demonstrado na análise de dados, não correspondem ao que diz a literatura a respeito do plano de marketing dentro do planejamento estratégico, nem ao que foi observado diretamente nos sites dos SIBI e em suas páginas do Facebook.
ABSTRACT: Digital marketing is a management tool that aims to improve the performance of organizations, by knowing the demands of their clientele and promoting customized services. To do so, it must integrate the strategic planning of organizations and be explicit in the form of a marketing plan. In this perspective, the development of this theme was carried out by the Federal University Libraries Systems of the Northeastern Region of Brazil, in a number of nine, with the objective of identifying if these Systems adopt Strategic Planning and, in it, digital marketing to promot the products and services through social media. As for the methodological procedures, this is an exploratory-descriptive research, with a qualitative and quantitative approach; to comply with them, a documentary research was carried out, a questionnaire was applied for data collection to the Directors of the Systems and a direct observation was made of the respective sites and their Facebook pages. The results of the study found that most of the SIBI surveyed, despite the lack of periodic updating of Facebook pages, uses this social media in the perspective of digital marketing, which is understood as positive. However, it is concluded that the directors' answers, for the most part, as shown in the data analysis, do not correspond to what the literature says about the marketing plan within the strategic planning, nor to what was observed directly on the SIBI and its Facebook pages.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29841
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertacao _Ana Paula Santos Souza Teixeira.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA