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Title: A inclusão da pessoa com deficiência visual sob a perspectiva da Ciência da Informação: um estudo nas bibliotecas da UFRB.
Authors: Cerqueira, Fabiana de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da
Keywords: Inclusão;Ciência da Informação;Biblioteca Universitária;Deficiência Visual
Issue Date: 10-Jun-2019
Abstract: Em razão da crescente demanda de estudantes na condição de deficiência visual, que refere-se a pessoas com baixa visão ou cega, exige-se uma postura ativa da biblioteca universitária (BU) na promoção da inclusão, ao nível de planejamento adequado que integra a oferta de recursos e materiais acessíveis para recebê-los. Tendo em vista tal conjuntura, o objetivo geral da pesquisa pautou-se em se conhecer as condições de inclusão para pessoas com deficiência visual nas bibliotecas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), investigando a efetividade, ou seja, o efeito concreto da produção da área da Ciência da Informação (CI) para a inclusão desses indivíduos. A proposta da CI é investigar as propriedades e os fluxos da informação e também estocar, recuperar e coletar informação, e tem o compromisso de beneficiar os indivíduos, de modo a conferir-lhes acesso à informação independentemente das limitações. Dessa maneira, é apropriado abordar a inclusão no âmbito da CI, posto que o objeto de estudo desta ciência, a informação, precisa ser acessível a todos, inclusive à pessoa com deficiência visual (PDV). Referente aos objetivos específicos desta pesquisa, incluíram: a) identificar a produção da CI na temática da inclusão da pessoa com deficiência visual; b) analisar a efetividade da produção da CI para a inclusão da pessoa com deficiência visual nas bibliotecas da UFRB; c) investigar como as bibliotecas da UFRB têm acompanhado os marcos legais existentes sobre a inclusão da pessoa com deficiência visual; d) mapear os recursos de tecnologia assistiva (TA) utilizados nas bibliotecas da UFRB; e e) apontar a percepção do estudante com deficiência visual sobre a inclusão nas bibliotecas da UFRB. Para uma discussão precisa sobre a temática, percebeu-se a necessidade de abordar a terminologia adequada para se reportar à PDV, e o caminho percorrido para se alcançar a inclusão, repertório oriundo da educação inclusiva, aquela que defende a educação como direito de todos. Quanto à sua natureza, a pesquisa é do tipo descritiva, qualitativa e quantitativa, e utilizou-se como método de abordagem a dialética materialista, e assim a contextualização da problemática foi realizada através da história, o que possibilitou a compreensão clara do fenômeno estudado e a visão de conjunto, aspectos norteadores desta abordagem. Em decorrência de as bibliotecas da UFRB serem o universo da pesquisa, coletou-se dados por meio de roteiros distintos de entrevistas, com o gestor das bibliotecas, o gestor do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) da UFRB e com os estudantes na condição de deficiência visual; e por questionários distintos, com os funcionários do atendimento e com os bibliotecários. Na pesquisa constatou-se que a produção da CI na temática da inclusão é substancial, ainda que existam fragilidades no tocante a terminologia inadequada. Nas bibliotecas da UFRB, percebe-se o impacto dessa produção, uma vez que já se utilizam recursos de TA, como scanner de voz e lupa eletrônica e que os bibliotecários e gestores acompanham os aspectos legais sobre a inclusão. Porém, o cenário ainda não é essencialmente inclusivo, ainda é preciso que se intensifiquem os esforços para acolher a diversidade através de práticas inclusivas.
Due to the increasing demand of students in the condition of visual impairment, which refers to people with low vision or blind, it is required an active posture of the university library (UL) in the promotion of inclusion, at the appropriate planning level that integrates the supply of resources and accessible materials to receive them. In view of this situation, the general objective of the research was to know the conditions of inclusion for people with visual impairment in the libraries of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), investigating the effectiveness, that is, the concrete effect of the production of the area of Information Science (IS) for the inclusion of these individuals. The IS's proposal is to investigate the properties and flows of information and also to stockpile, retrieve and collect information, and is committed to the benefit of individuals in order to give them access to information regardless of limitations. In this way, it is appropriate to approach inclusion in the scope of IS, since the object of study of this science, information, needs to be accessible to all, including the person with visual impairment (PVI). Regarding the specific objectives of this research, they included: a) to identify the production of IQ in the theme of inclusion of the visually impaired person; b) analyze the effectiveness of IC production for the inclusion of the visually impaired person in UFRB libraries; c) to investigate how UFRB libraries have followed the existing legal frameworks on the inclusion of the visually impaired person; d) map assistive technology (TA) resources used in UFRB libraries; and e) to point out the perception of the visually impaired student about the inclusion in the UFRB libraries. For a precise discussion about the theme, it was necessary to address the appropriate terminology to refer to the POS, and the path taken to reach inclusion, a repertoire from inclusive education, that which defends education as the right of all. As to its nature, the research is descriptive, qualitative and quantitative, and the materialistic dialectic was used as a method of approach, and so the contextualization of the problematic was carried out through history, which made possible the clear understanding of the phenomenon studied and the overall view, guiding aspects of this approach. As a result of the UFRB libraries being the research universe, data were collected through different interview scripts, with the library manager, the Manager of the Nucleus of Inclusion Policies (NUPI) of UFRB and with the students in the condition of visual impairment; and by separate questionnaires, with the attendance staff and with the librarians. In the research it was verified that the production of IS in the theme of inclusion has impacted on UFRB libraries, since TA resources are already used and that librarians and managers have some follow-up of the legal aspects on Inclusion. However, the scenario is not yet essentially inclusive, efforts to embrace diversity through inclusive practices still need to be intensified.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29819
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