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Tipo: Tese
Título: A universidade em tempo de precarização: reflexões a partir do discurso do sujeito
Autor(es): Avdzejus, Erica Elena
Autor(es): Avdzejus, Erica Elena
Abstract: Esta tese de Doutorado teve como objetivo analisar quais as mudanças dos conteúdos e das condições do trabalho docente, no contexto de precarização do trabalho, a partir dos anos 1990, considerando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/Ba. O presente trabalho apresenta um olhar crítico para as complexidades encontradas pelos professores de IES Públicas e Privadas no contexto neoliberal, tendo como foco a percepção a partir da prática dos professores para a tendência à precarização do trabalho docente, seguindo a mesma lógica das organizações empresariais. Os dados secundários foram obtidos através de levantamento bibliográfico. Os dados primários foram obtidos através da realização de entrevista semiestruturada realizada com docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de IES públicas e privadas, visando colher dados que permitiram perceber as especificidades das relações entre contextos de precarização nas IES públicas e privadas. Para a construção do instrumento de coleta de dados, optou-se por um grupo focal com cinco professores e a pesquisa foi realizada com oito professores, sem mestrado, com mestrado, com doutorado e em postos de coordenação, pertencentes aos cursos de: Administração e Contabilidade de IES pública e privada, localizada no município de Salvador e em Camaçari/BA. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que busca através do discurso do Sujeito, analisar o pensamento da opinião coletiva (LEFÈVRE, 2003). Percebeu-se que o discurso se torna único e que, após a reforma gerencialista dos anos de 1990, a Universidade Pública assume a lógica hegemônica. Com a recomendação do Banco Mundial, as Instituições de ensino superior privado tornam-se uma empresa igual a todas as outras. A intenção é o lucro pelo lucro e a qualidade, apesar de todos os esforços de mensuração, é visivelmente relegada a último plano. Há pontos fundamentais: a ideologia neoliberal e a busca pela flexibilização e terceirização. Esse processo leva a um desengajamento em relação a um mundo compartilhado, o que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade. O movimento frenético impõe a fragilidade dos vínculos, uma hiperatividade vazia e destrutiva.
This Doctoral thesis had as its goal the analysis of what are the changes of contents and of conditions for the teaching work inside the context of precariousness of work, since the 1990’s, considering the specificities of public and private Superior Teaching Institutions of Salvador, Bahia. The current work presents a critical view to the complexities found by professors of public and private Superior Teaching Institutions inside the neoliberal context, focusing on the perception, from the practice of the professor, to the tendency towards precariousness of the teaching work, as it follows the same logic of the managerial organizations. The secondary data were produced through bibliographic research. The primary data were produced through the fulfillment of partially structured interview performed with professors from the courses of Management and Accounting Sciences of public and private Superior Teaching Institutions, looking towards the gathering of data that have enabled to perceive the particularities of the relations between public and private Superior Teaching Institution precariousness contexts. In order to build up the gathering of data instrument, the option chosen was a focal group composed by five professors and the research was fulfilled with eight professors, without Mastering degree, with Mastering degree, with Doctoral degree and in coordination positions, belonged to the following courses: Management and Accounting from public Superior Teaching Institution, located in Salvador and in Camaçari, Bahia. In order to analyse the data gathered, it was used the Collective Subject Discourse, which intends, through the subject’s discourse, to analyse the collective opinion’s thinking (LEFÈVRE, 2003). It was perceived that the discourse becomes unique and that, after the management reform of the 1990’s, the Public University assumes the hegemonic logic. Embracing the World Bank recommendation, the private superior teaching turns into a company like all the others. The goal is the profit by profit and the quality, besides all the efforts of measuring, is visibly left down in the last level. There are fundamental points: the neoliberal ideology and the searching for relaxation and subcontracting. This process leads to a decomissioning in relation to a shared world, what blocks the creation of long links, favoring the obsolescence of values like responsibility, respect and solidarity. The frenetic movement imposes the fragility of the links, an empty and destructive hyperactivity.
Palavras-chave: Precarização
Docência
Ensino Superior
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29346
Data do documento: 22-Abr-2019
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